Avião da FAB faz pouso de emergência em rio de Roraima logo após a decolagem

De acordo com a Força Aérea, os cinco militares estão bem e foram levados a um posto de saúde local

Avião da FAB faz pouso de emergência em rio de Roraima logo após a decolagem | Foto: Sgto. Batista/FAB
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na tarde de segunda-feira (30), um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) precisou realizar um pouso forçado em um rio localizado no estado de Roraima. Cinco militares que estavam a bordo da aeronave foram resgatados pelo Exército. De acordo com um comunicado da FAB publicado na plataforma X (anteriormente conhecida como Twitter), por volta das 17h30, uma aeronave C-98 Caravan, pertencente à Base Aérea de Boa Vista, teve que realizar um pouso de emergência em um rio, imediatamente após a decolagem da Comunidade de Palimiú, localizada na terra Yanomami, a aproximadamente 260 quilômetros da capital Boa Vista, em Roraima.

Os motivos para o pouso de emergência ainda não foram informados pela Aeronáutica. Conforme a Força Aérea, os cinco militares estão bem e foram levados a um posto de saúde local. O Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico Amazônico coordena as operações de resgate. "Um helicóptero H-60 Black Hawk, da FAB, foi acionado e está em deslocamento para a região de Palimiú", diz a nota.

Investigadores do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), de Brasília, foram acionados para realizar a ação inicial da ocorrência envolvendo a aeronave. Esse foi o segundo problema envolvendo aviões na região Norte do país em um dia. No domingo (29), a queda de uma aeronave de pequeno porte matou 12 pessoas, em Rio Branco, no Acre.

O Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, situado em Manaus, conduzirá a investigação para determinar as causas da queda da aeronave. Na última quinta-feira (26), uma tempestade acompanhada de fortes ventos causou a destruição de hangares pertencentes à Academia da Força Aérea (AFA), resultando no impacto de, no mínimo, 11 aeronaves pelas estruturas metálicas. Felizmente, não houve feridos. 

De acordo com informações fornecidas pela Força Aérea Brasileira (FAB), a tempestade afetou uma série de hangares que abrigavam as aeronaves T-27 Tucano. Os ventos violentos levaram à ruptura das estruturas devido à intensidade das rajadas, resultando em danos significativos em três aeronaves e danos menores em outras oito.

(Com informações da FolhaPress - Fábio Pescarini)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES