O que se sabe sobre acidente que deixou 12 mortos após explosão de avião no Acre

Alguns dos passageiros, viajavam para realizar tratamento médico, na cidade de Envira, no Amazonas

Acidente envolvendo avião no Acre | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã deste domingo (29), uma aeronave de pequeno porte que transportava 12 pessoas, incluindo piloto e copiloto, explodiu após cair nas proximidades do Aeroporto Internacional de Rio Branco, no Acre. De acordo com o Corpo de Bombeiros, todos que estavam a bordo morreram no acidente.

Alguns dos passageiros, viajavam para realizar tratamento médico, na cidade de Envira, no Amazonas. O Governo do estado do Acre, detalhou que o avião saiu de Rio Branco por volta das 7h20, e tinha como destino o estado amazonense. A aeronave de modelo Caravan, caiu pouco depois de decolar, por volta das 7h21 no horário local e 9h21 em Brasília. A informação de decolagem e queda da aeronave foi confirmada também pelo aeroporto.

Leia Mais

Acidente envolvendo avião no Acre (Foto: Reprodução)

O Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) capturou imagens do incêndio no local. Os bombeiros conseguiram controlar as chamas após aproximadamente quatro horas, e o processo de retirada dos corpos e dos destroços teve início.

Destroços de avião que caiu no Acre (Foto: Reprodução)

 Todos os corpos foram recuperados. Ainda não há informações disponíveis sobre as possíveis causas do acidente envolvendo o Cessna Caravan Modelo 208B. O Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa VII), com sede em Manaus, ficará encarregado de investigar as razões do incidente. 

Avião que explodiu ao cair, no Acre (Foto: Reprodução)

Segundo a Aeronáutica, a investigação utilizará técnicas específicas conduzidas por pessoal qualificado e credenciado, responsáveis pela coleta e confirmação de dados, preservação de indícios, verificação inicial dos danos causados à aeronave (ou pela aeronave) e obtenção de outras informações essenciais para o processo.

O que diz a empresa

O voo em questão era um voo particular operado pela empresa ART Taxi Aéreo, partindo de Rio Branco com destino a Envira, no Amazonas. A aeronave, um modelo Caravan com capacidade para até 14 pessoas, caiu pouco depois das 6h30 no horário local (8h30 em Brasília), imediatamente após a decolagem. O advogado da empresa, Thiago Abreu, confirmou que tanto o piloto quanto o copiloto eram experientes e estavam devidamente treinados. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o avião estava em situação regular. Em um comunicado, a empresa assegurou que a aeronave estava em conformidade com todas as rotinas de manutenção estabelecidas pelas normas e regulamentos da ANAC. Além disso, a empresa está organizando o transporte dos familiares das vítimas para o estado do Acre. Confira o texto a seguir. 

Nota da ART Taxi Aéreo

A.R.T. TAXI AEREO LTDA - ME, informa que no dia 29/10/2023, por volta da 07h21min a aeronave de matrícula PT-MEE, infelizmente, sofreu um acidente logo após decolar do Aeroporto Internacional de Rio Branco, no Acre. A ocorrência está sob investigação das autoridades competentes com as quais estamos prestando total e exclusiva colaboração.

Na aeronave estavam 09 passageiros e 02 tripulantes, os quais vieram a óbito no local, conforme lista que será oportunamente disponibilizada.

No que diz respeito à operação:

a) A aeronave envolvida era certificada para o transporte remunerado de passageiros (operações para táxi aéreo) e estava com todas as rotinas de manutenção em conformidade com as normas e regulamentos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

b) A tripulação engajada na operação era devidamente habilitada pela ANAC, com todos os respectivos treinamentos em dia.

Nossa prioridade é a atenção, amparo e solidariedade aos familiares e amigos das vítimas e com nossos colaboradores, neste momento de profunda tristeza para todos nós. Já foram disponibilizados psicólogos e assistência social para os familiares. Bem como está sendo providenciado o translado dos familiares ao local do acidente.

Com pesar:

A Diretoria



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES