Barragem Piracuruca será recuperada; IDEPI elabora plano de segurança

Ação vai começar pela barragem Piracuruca e inclui a elaboração de um projeto de recuperação e um plano de segurança da barragem

Barragem Piracuruca será a primeira contemplada com plano de segurança de barragens | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governo do Estado, através do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (IDEPI), contratou, por meio de licitação, uma empresa de consultoria para elaboração de um Projeto de Recuperação da Barragem Piracuruca. O objetivo é fazer uma análise detalhada de todos os elementos e estruturas da barragem, inclusive dos equipamentos hidromecânicos, com diversos tipos de levantamento, de modo a apresentar soluções e intervenções de recuperação, caso seja necessário.

Paralelo a este Projeto, também está sendo elaborado um Plano de Segurança, que consiste em um instrumento importante com informações, dados técnicos, sobre construção, operação, manutenção e panorama do estado atual da segurança por meio das inspeções realizadas.

Barragem Piracuruca será a primeira contemplada com plano de segurança de barragens 

“De posse dessas informações, o plano funciona como orientador dos agentes públicos quanto à operação e segurança da barragem, principalmente em situações de emergência. Inclusive, uma das fases importantes desse plano é o treinamento de órgãos locais e comunidades ribeirinhas quanto à convivência com o rio e com a barragem”, explica o diretor-geral do IDEPI, Leonardo Sobral, enfatizando que o PSB é um instrumento da Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB), que tem por objetivo auxiliar na gestão da segurança.

Atualmente, o IDEPI é responsável pela manutenção e monitoramento de 14 barragens no Estado, com inspeções que acontecem durante o ano todo, antes, durante e após as chuvas, de modo que o órgão consegue acompanhar o status atual das barragens nesses diferentes períodos e assim possa proceder a ações necessárias, através de manutenções corretivas e/ou preventivas, reparar possíveis danos e, consequentemente, garantir a funcionalidade técnica e operacional das barragens.

Barragem Piracuruca será a primeira contemplada com plano de segurança de barragens 

Além da Barragem Piracuruca, outras barragens do estado estão sob novas ações do IDEPI, como a Barragem Salinas (São Francisco do Piauí-PI), que já está em execução a elaboração do Projeto de Recuperação; e a Barragem Algodões II (Curimatá-PI), onde será realizada a execução da recuperação das suas estruturas, inclusive com a recomposição/recuperação dos equipamentos hidromecânicos, e a contratação de empresa de consultoria para elaboração do Plano de Segurança da Barragem.

“Esta sistemática contínua de controle e acompanhamento geral das barragens, nos ajuda a viabilizar e garantir a continuidade de um plano de ação com inspeções periódicas e manutenções preventivas e corretivas nas mesmas”, pontua Leonardo Sobral, ressaltando que este é um trabalho que envolve o governo do Estado, através dos órgãos responsáveis, gestores municipais e comunidade de uma forma geral, parceria que tem dado bons resultados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES