Bebê com risco de morte é transferido para o Hospital Infantil

Defensoria consegue transferência de criança com risco de morte para o Hospital Infantil

Hospital Infantil Lucídio Portela recebe bebê com hidrocefalia | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Defensoria Pública do Estado do Piauí conseguiu, por meio do Plantão Defensorial do último fim de semana,  a transferência de G.M.P., de 02 meses de nascido, portador de hidrocefalia e que corria risco de morte,  para o Hospital Infantil Lucídio Portella, onde poderá receber o tratamento adequado.  

A ação é do defensor público Reginaldo Correia Moreira, que no sábado (05), deu entrada em liminar com pedido de tutela antecipada em caráter antecedente. A transferência do menor deve ocorrer ainda nesta segunda-feira (07).

Hospital Infantil Lucídio Portela recebe bebê com hidrocefalia 

Na ação movida, informou ainda a Defensoria, que segundo a equipe médica do HUT, o hospital não possuía condições de realizar um procedimento cirúrgico necessário que é de alta complexidade, sendo necessária a transferência para o Hospital Infantil Lucídio Portela (HILP), o que ainda não havia ocorrido em razão da ausência de vaga, acrescentando o defensor que, em virtude do estado de saúde e da ausência de tratamento adequado,  a criança corria risco iminente de morte, como atestado pelo médico que a atendeu, segundo o qual tratava-se de caso de “Prioridade Máxima”.

Em sua decisão o Juiz responsável pelo Plantão da Vara deferiu a liminar  e a antecipação dos efeitos da tutela de urgência pleiteada, determinando que fosse feita a transferência para o Hospital Infantil Lucídio Portela, para que fosse realizado o tratamento adequado com a consequente vaga de UTI para recuperação do paciente, na forma prescrita pelo médico. 

Determinou ainda o Juiz que, em caso de inexistência de vaga ou de qualquer outro fator que inviabilize a remoção para o HILP, fosse feita a transferência para qualquer hospital particular apto a prestar o devido atendimento, às expensas do poder público, sob pena de multa diária, no valor de R$1.000,00 (mil reais).

Coordenado pela Corregedoria-Geral da Defensoria Pública, o Plantão Defensorial acontece diariamente após o término do expediente na Instituição, que é de 8h às 14, até o início do expediente no dia seguinte, assim como integralmente nos fins de semana e feriados. No dia em que foi requerida a liminar compunha a equipe do Plantão, além do Defensor Reginaldo Correia Moreira, a servidora Lilia Melo. No domingo (06) o Plantão Defensorial, dessa vez à cargo do Defensor Fabrício Márcio de Castro Araújo e do servidor Eduardo Oliveira Castro, continuou atuando para o devido cumprimento da liminar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES