Blackface: Professor de academia cometeu ato racista em festa junina

Na cidade de Blumenau, o professor se “fantasiou de negro” durante uma festa na academia em que ministra aulas.

Na foto é possível observar o professor usando blackface enquanto tirava foto com colega | Reprodução - Foto: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta segunda-feira (26), durante uma festa junina em uma academia localizada na cidade de Blumenau, em Santa Catarina, a fantasia de um dos participantes gerou muitas críticas e discussões sobre racismo, nas redes sociais. O homem em questão era um professor do estabelecimento que estava usando na ocasião um vestido, e cometendo o ato de blackface, ao ter pintado o rosto e mãos de preto.

O caso em ocorreu durante uma festa junina promovida por uma academia da cidade de Blumenau. Por conta da época festiva de São João, além da música e das comidas típicas, os funcionários do estabelecimento foram fantasiados de “caipira”. Porém, um dos professores acabou escolhendo utilizar o blackface, onde além de pintar o rosto e as mãos com uma tinta preta, o homem também usou roupas pretas nos braços para simular a cor da pele negra.

Após a divulgação das fotos nas redes sociais do estabelecimento e dos próprios participantes da festa, as mesmas acabaram ganhando uma ampla repercussão negativa e receberam muitas críticas. Nos comentários era possível ler frases como: “Blackface não é entretenimento”, escreveu uma mulher. “Inaceitável blackface em pleno 2023. Espero que estudem, entendam por que isso é ofensivo e repassem aos professores e alunos, é o mínimo”, digitou outra internauta

Leia Mais

No começo da tarde de hoje, segunda-feira, algumas horas depois das fotos terem sido publicadas na internet, a academia resolveu apagar as postadagens, além de divulgar uma nota se desculpando publicamente. Nela, assumiram o erro, pediram desculpas pelo ocorrido e afirmaram repudiar “qualquer forma de racismo, discriminação ou desrespeito racial”.

“Nós erramos e pedimos desculpas! Nós, como equipe da academia, assumimos a total responsabilidade pelo ocorrido e lamentamos profundamente qualquer desconforto, dor ou ofensa causada. Estamos comprometidos em aprender com essa situação e tomar medidas para garantir que isso não aconteça novamente em nossos eventos. 

Entendemos que palavras não são suficientes para reparar o dano causado, mas queremos enfatizar nosso compromisso em evoluir, aprender e trabalhar para garantir que todos se sintam acolhidos e respeitados em nossa academia. Continuaremos a ouvir e aprender com a comunidade, a fim de promover uma mudança efetiva e duradoura. Agradecemos a compreensão e o apoio de todos vocês. Estamos aqui para ouvi-los, aprender com nossos erros e trabalhar em conjunto para promover uma mudança positiva”, escreveram em nota.

PORQUE O ATO É CONSIDERADO RACISMO

A palavra “Blackface”, originalmente em inglês, se refere ao ato de cobrir o rosto com tinta preta, para fazer referência a uma pessoa negra. A origem da palavra remete à história americana do início do século XIX, um período em que o regime escravocrata ainda era considerado legal. A prática, em si, tinha o objetivo de ridicularização de pessoas negras, para que pessoas brancas pudessem se entreter.

Protagonizados por atores de pele branca que pintavam o rosto de preto, os espetáculos “humorísticos”, representavam pessoas negras em situações vexatórias, reproduzindo formas específicas de falar e agir. À época, os negros não podiam frequentar ou participar de espetáculos teatrais. Em decorrência dessa origem da “brincadeira” ser sempre pautada no racismo, com o passar dos séculos, o ato de cometer blackface, foi considerado por movimentos negros e entidades ligadas aos direitos humanos, como uma prática considerada racista.

Em uma entrevista à CNN, Waleska Miguel Batista, pesquisadora, advogada e doutoranda em direito político, explicou sobre como essa prática é ofensiva e coloca pessoas negras em uma posição de inferioridade. “Muitas dessas representações são carregadas de significado por remontarem ao período em que o negro era impedido de ocupar seu espaço nas artes. Além disso, existe o emprego de abordagens que colocam o negro como um ser inferior. O colocam como malandros e preguiçosos, como pessoas que não sabem empregar a norma culta da língua que falam”, alega.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES