Bolsa Família bloqueará pagamento a CPF irregular a partir de janeiro

Caso o CPF do beneficiário seja regularizado em até seis meses, o pagamento do Bolsa Família será retomado. Do contrário, será cancelado

Bolsa Família bloqueará pagamento a CPF irregular a partir de janeiro | Foto: Ascom/MDS
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A partir de janeiro de 2024, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) implementará uma medida que bloqueará o pagamento do Bolsa Família para beneficiários que apresentarem inconsistências nos dados do Cadastro de Pessoa Física (CPF) no Cadastro Único (CadÚnico). Essa iniciativa faz parte de um esforço para aprimorar a gestão do programa.

Beneficiários que recebem o auxílio podem esclarecer dúvidas sobre a situação do CPF e Bolsa Família por meio do Disque Social (121). Se o status cadastral do beneficiário for regularizado dentro de seis meses, o pagamento será restabelecido; do contrário, será cancelado.

É crucial compreender que não apenas irregularidades no CPF do titular do benefício podem resultar na suspensão do repasse. Inconsistências na documentação de qualquer membro da família podem levar à interrupção do benefício. O cancelamento do CPF junto à Receita Federal ou divergências de titularidade no CadÚnico são situações que acarretam bloqueio.

Para resolver essa situação, as famílias cadastradas devem regularizar os dados do CPF junto à Receita Federal. Basta acessar o site do órgão, selecionar a opção "Meu CPF" e escolher o tópico "Atualizar CPF". Em seguida, clique em "Etapas para realização deste serviço".

No caso de suspensão do CPF, o beneficiário deve regularizá-lo na seção "Pedido de Regularização de CPF" no portal da Receita. Se preferir uma abordagem presencial, é possível visitar uma das unidades do órgão, mediante agendamento. A situação cadastral das famílias será informada no extrato de pagamento do benefício, disponível no aplicativo Caixa Tem.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES