Brasil já registra quase 100 mortes por dengue, diz Ministério da Saúde

O país registrou um total de 555.583 casos suspeitos e confirmados da doença, com mais de 226 mil casos já confirmados

Brasil registra 94 mortes por dengue; Belo Horizonte decreta emergência | Pixabay
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério da Saúde divulgou que o número de óbitos relacionados à dengue no país chegou a 94, levando a Prefeitura de Belo Horizonte a decretar estado de emergência devido ao avanço da doença. Além disso, há 381 mortes em processo de investigação, conforme informado pela pasta. Esses dados, parte do Painel de Monitoramento das Arboviroses, são referentes até ontem à tarde. 

O país registrou um total de 555.583 casos suspeitos e confirmados da doença, com mais de 226 mil casos já confirmados. Minas Gerais lidera em incidência, com 192.258 casos prováveis, seguido por São Paulo, Distrito Federal e Paraná, com 90 mil, 67 mil e 58 mil casos, respectivamente. A venda de repelentes subiu 60% neste ano em comparação com o mesmo período de 2023.

BELO HORIZONTE DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA 

A capital mineira tem 3.718 casos e cinco mortes confirmadas pela dengue. Além disso, são 259 casos de chikungunya, nenhum caso de zika foi confirmado. A situação de emergência é válida por 180 dias, mas pode ser prorrogada. O decreto, assinado pelo prefeito Fuad Noman (PSD), foi publicado no Diário Oficial do Município neste sábado (17).

Com a medida, a prefeitura poderá adquirir bens e serviços para enfrentamento das doenças sem licitações. Além disso, também fica liberada a contratação de profissionais para a rede de saúde pública, bem como a extensão de contratos temporários e ampliação da carga horária dos servidores.

Combate aos focos é facilitado. O decreto permite, ainda, a entrada das equipes de fiscalização em imóveis públicos e particulares vagos ou abandonados, para ações de combate aos focos do mosquito Aedes aegypti. "A abertura forçada também será autorizada para os imóveis habitados quando houver recusa para o acesso dos Agentes de Combate a Endemias (ACE)", explica a prefeitura.

COMO SE PROTEGER

A dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Por isso, a melhor forma de evitar a transmissão é combater a proliferação do inseto. O importante é eliminar possíveis locais de armazenamento de água como manter a caixa d'água fechada e encher até a borda os pratos das plantas com areia. Colocar no lixo todo objeto não utilizado que possa acumular água também é uma recomendação dos especialistas. Além disso, é preciso manter as calhas limpas e não deixe água acumulada sobre a laje. É importante também usar repelente.

Quais os sintomas da dengue

- Febre alta;

- Dor no corpo e nas articulações;

- Dor atrás dos olhos;

- Mal-estar;

- Dor de cabeça;

- Manchas vermelhas no corpo.

(Com informações da FolhaPress - Ana Paula Bimbati e Mariana Durães)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES