Brasil lidera em número de casos de dengue no mundo, segundo alerta OMS

A crise climática é apontada como uma das razões para essa disseminação, pois o aumento global da temperatura tem proporcionado ao mosquito sobrevivência em ambientes antes inóspitos

Mosquito transmissor da dengue tem espalhando a doença no Brasil | Fiocruz Minas
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a incidência de casos de dengue em 2023, o Brasil destaca-se como o país com a maior prevalência da doença em escala global. Até 11 de dezembro, foram registrados 2,9 milhões de casos no país, representando mais da metade dos 5 milhões de casos registrados globalmente. Micrômetro OMS ressalta que esse é um nível histórico a nível mundial.

Leia Mais

A publicação da OMS, divulgada nesta sexta-feira (22), alerta para a disseminação da doença para países onde, historicamente, não era comum, como França, Itália e Espanha. A crise climática é apontada como uma das razões para essa disseminação, pois o aumento global da temperatura tem proporcionado ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, a sobrevivência em ambientes antes inóspitos, permitindo sua reprodução crescente.

Vale frisar que o fenômeno El Niño de 2023 intensificou os efeitos do aquecimento global e das alterações climáticas, prevendo-se sua persistência até meados de 2024. Em resposta a esse cenário, uma vacina contra a dengue, desenvolvida pela farmacêutica Takeda, foi incorporada à rede pública de saúde após avaliação favorável da Conitec, a comissão responsável por avaliar novas tecnologias no Sistema Único de Saúde (SUS).

Os dados da OMS também destacam os casos graves de dengue, registrando 5 mil mortes em todo o mundo em 2023. No Brasil, 1.474 casos, correspondendo a 0,05% do total de registros, são classificados como dengue hemorrágica, uma forma grave da doença que pode levar à morte.

A vacinação contra a dengue está programada para iniciar em fevereiro de 2024, tornando o Brasil o primeiro país a oferecer esse imunizante no sistema público de saúde. O Ministério da Saúde reforça a importância de medidas preventivas, como a eliminação de criadouros de mosquitos e o uso de medidas de proteção contra picadas, especialmente em áreas de transmissão. O Aedes aegypti, vetor da dengue, tem atividade predominante durante o dia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES