Vacina contra a dengue será incorporada ao SUS, anuncia Ministério da Saúde

O laboratório pretende entregar cerca de 5 milhões de doses em 2024, entre fevereiro e novembro.

Vacina será distribuída pelo SUS | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A vacina Qdenga, contra a dengue, será incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS). A informação foi anunciada nesta quinta-feira (21), pelo Ministério da Saúde. A incorporação foi analisada pela Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS (Conitec), que recomendou a inclusão do imunizante. “O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público universal”, destaca a pasta.

Contudo, o laboratório de pesquisa e saúde japonês Takeda Pharma, que fabrica o imunizante, informou que a capacidade de fornecimento de doses ainda é limitada. Dessa forma, ainda não será possível disponibilizar a vacina em larga escala em um primeiro momento. O laboratório pretende entregar cerca de 5 milhões de doses em 2024, entre fevereiro e novembro. O esquema vacinal do imunizante é composto por duas doses.

De acordo com o Ministério da Saúde, ainda serão decididas as estratégias para distribuição do imunizante. O Programa Nacional de Imunizações (PNI) trabalhará junto à Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) para definir a melhor estratégia de utilização do quantitativo disponível, com público alvo prioritário e regiões com maior incidência da doença para aplicação das doses. É o que explica a Ministra Nísia Andrade. 

“O Ministério da Saúde avaliou a relação custo-benefício e a questão do acesso, já que em um país como o Brasil é preciso ter uma quantidade de vacinas adequada para o tamanho da nossa população. A partir do parecer favorável da Conitec, seremos o primeiro país a dar o acesso público a essa vacina, como um imunizante do SUS. E, até o início do ano, faremos a definição dos públicos alvo levando em consideração a limitação da empresa Takeda do número de vacinas disponíveis. Faremos priorizações”, explicou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Em julho deste ano, a farmacêutica que fabricou o imunizante, informou que realizou o pedido para que houvesse a oferta da vacina pelo SUS. O composto imunizante inclui quatro variações distintas do vírus responsável pela enfermidade. Além disso, a Qdenga obteve autorização para ser comercializada e utilizada na União Europeia em 20 de dezembro de 2022. Anteriormente, a Dengvaxia era a única vacina aprovada no país contra a dengue, porém ela é recomendada exclusivamente para pessoas que já tiveram contato prévio com a doença.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES