Brasil: média diária de 8 pessoas resgatadas de situações de 'escravidão' em 2023

Total de 3.240 flagrantes foi o maior em 15 anos e representa alta de 25% em relação ao 2022, segundo levantamento

Brasil teve média de 8 pessoas resgatadas de situações de 'escravidão' por dia | Foto: Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em 2023, mais de 3,2 mil trabalhadores foram resgatados de condições análogas à escravidão, representando o maior número em 15 anos e um aumento de 25% em comparação com 2022, conforme dados do Painel Radar Sit. A região Sudeste foi a área de maior incidência de ações de fiscalização e resgate, com 225 estabelecimentos inspecionados e 1,1 mil pessoas resgatadas. (As informações são do Portal R7)

PARÁ TEM MAIOR INCIDÊNCIA: Nos últimos 15 anos, 2009 registrou o maior número de resgates de trabalhadores, com 3.765 pessoas identificadas em situação análoga à escravidão em todo o país. Uma análise abrangente desde 1995 revela que o Pará é o estado com a maior incidência de pessoas nessas condições. Entre os 14 municípios mais frequentemente alvos de operações e resgates, a metade está localizada no estado do norte.

CAFÉ E CANA-DE-AÇÚCAR: O Ministério Público do Trabalho informou que o cultivo de café foi o setor com a maior quantidade de resgatados, ficando à frente das lavouras de cana-de-açúcar. Na avaliação do procurador do Trabalho e Coordenador Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo, Luciano Aragão Santos, "a maioria dos casos de trabalho escravo no país ainda se concentra no meio rural".

CONSTRUÇÃO CIVIL: O procurador, no entanto, ressalta que também há registros de resgates de trabalhadores em grandes cidades. "Podemos citar resgates na construção civil, resgates em oficinas de cultura, com trabalhadores imigrantes, ou em outros estabelecimentos e empreendimentos que recebem imigrantes da Bolívia, da Venezuela, e ingressam no nosso país, especialmente, para áreas urbanas e são vítimas do trabalho análogo à escravidão", aponta.

R$ 13,3 MILHÕES EM VERBAS RESCISÓRIAS: De acordo com informações do painel, no ano de 2023, os responsáveis por casos de trabalho escravo foram obrigados a desembolsar um total de R$ 13,3 milhões em verbas rescisórias para os trabalhadores afetados. Além disso, foram emitidas 2,1 mil guias de desemprego e realizadas visitas a 650 locais ao longo do ano anterior.

Confira o ranking por região:

• Sudeste 225: fiscalizações e 820 resgates;

• Centro-Oeste: 114 fiscalizações e 820 resgates;

• Nordeste: 105 fiscalizações e 552 resgates;

• Sul: 84 fiscalizações e 497 resgates; e

• Norte: 70 fiscalizações e 168 resgates.

Individualmente, os estados que apresentaram maiores ocorrências foram:

• Goiás: 739,

• Minas Gerais: 651 e

• São Paulo: 392.

(Com informações do R7 - Edis Henrique Peres) 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES