Trabalho escravo: Brasil registra em 2023 maior número de denúncias da história

Ao longo de 12 meses, foram protocoladas 3.422 denúncias, representando um aumento de 61% em relação a 2022

Trabalhadores em situação análoga à escravidão da colheita de palha de Carnaúba em 2013 | Sérgio Carvalho/MTE
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ano de 2023 marcou um triste recorde para o Brasil, com o país registrando o maior número de denúncias de trabalho escravo e situações análogas à escravidão de sua história, conforme dados do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDH).

Ao longo de 12 meses, foram protocoladas 3.422 denúncias, representando um aumento de 61% em relação a 2022 e estabelecendo um patamar inédito desde a criação do Disque 100, em 2011.

Essas denúncias de trabalho análogo à escravidão compuseram 19% do total de violações de direitos humanos reportadas ao serviço, indicando que a cada cinco denúncias em 2023, uma era relacionada a essa forma de exploração.

O Código Penal brasileiro, em seu artigo 149, caracteriza o trabalho análogo à escravidão como a submissão de indivíduos a trabalhos forçados, jornadas exaustivas ou condições degradantes, muitas vezes vinculadas a dívidas contraídas com o empregador ou seus prepostos.

O governo aponta que o país vem estabelecendo recordes consecutivos de denúncias desde 2021, com 1.915 relatos naquele ano, 2.119 em 2022 e 3.422 em 2023. Antes dessa sequência, o maior número em um único ano tinha sido de 1.743 denúncias em 2013.

Resgate de pessoas em situação análoga à escravidão

Além disso, os dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) indicam um aumento significativo no número de resgates de pessoas em situação análoga à escravidão, atingindo o maior patamar dos últimos 14 anos. Entre 1º de janeiro e 21 de dezembro de 2023, foram resgatados 3.151 trabalhadores, com dívidas rescisórias somando cerca de R$ 12,4 milhões.

A região Sudeste liderou em número de resgates, totalizando 1.129 trabalhadores retirados de situações de violação de direitos, seguida pelo Centro-Oeste, com 773 resgates.

Os estados com maior incidência de resgates incluem Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e Piauí. Na análise por setor, as lavouras de café, cana-de-açúcar e atividades de apoio à agricultura registraram os maiores números de casos na área rural, enquanto as obras de urbanização lideraram nas áreas urbanas.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES