Brasil registra o segundo caso de gripe aviária em animal doméstico

O Ministério da Agricultura confirmou um total de 64 casos de gripe aviária no Brasil

Brasil registra o segundo caso de gripe aviária em animal doméstico | Divulgação/Governo Federal
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No sábado, dia 15, a Secretaria de Agricultura de Santa Catarina emitiu uma nota informando que foi confirmado o segundo caso de gripe aviária em um animal criado domesticamente no Brasil. A ave infectada foi encontrada em uma residência localizada na cidade de Maracajá, em Santa Catarina, marcando o primeiro registro desse tipo de infecção em animais domésticos no estado. 

A secretaria acrescentou que a ave estava em uma criação de subsistência, localizada em um quintal. Neste sábado, as amostras coletadas na ave foram encaminhadas ao LFDA/SP (Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo) para análise. O resultado confirmou o diagnóstico de Influenza Aviária (H5N1) no animal.

"(O caso) não compromete a condição sanitária do Estado de Santa Catarina e do país como livre de IAAP (Influenza Aviária de Alta Patogenicidade), já que a produção comercial segue sem qualquer registro. Portanto, não devendo impactar no comércio internacional de produtos avícolas de Santa Catarina", informou a secretaria.

No comunicado, a secretaria informou que estão sendo implementadas medidas para eliminar os focos da gripe aviária em Santa Catarina. Além disso, foi feito um apelo à população para que informe imediatamente sobre aves que apresentem sintomas como dificuldades respiratórias, dificuldade de locomoção, torcicolo, movimentos circulares ou alta e repentina mortalidade. 

A comunicação pode ser feita através do sistema e-Sisbravet ou em um escritório da Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina). Este é o segundo caso confirmado no estado. Em 27 de junho, a secretaria havia divulgado um caso anterior, envolvendo uma ave silvestre da espécie Trinta-Réis-Real, na região de São Francisco do Sul. 

O Ministério da Agricultura confirmou um total de 64 casos de gripe aviária no Brasil. O caso registrado em Santa Catarina foi o segundo em uma ave criada domesticamente, sendo o primeiro caso desse tipo no estado. O outro animal infectado foi identificado em Serra, no Espírito Santo, no dia 27 de junho. 

Até o momento, o estado do Espírito Santo é o líder em casos de gripe aviária, com um total de 29 registros. Em seguida, temos o Rio de Janeiro, com 13 casos, seguido por São Paulo, com 8, e Paraná, com 7. Além disso, os estados do Paraná e Rio Grande do Sul também tiveram casos confirmados. No momento, sete amostras ainda estão sendo investigadas. 

(Com informações da Folhapress - Fernando Narazaki)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES