Brasil registrou média de três desastres naturais por dia em 2023, diz Cemaden

Pela primeira vez, o Brasil encerrou um ano com mais de 1.000 ocorrências de desastres naturais. Manaus (AM) lidera o ranking das cidades mais afetadas, com 23 ocorrências

Brasil registrou média de três desastres naturais por dia em 2023 | Fábio Tito/g1
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), sediado em São José dos Campos (SP), divulgou dados que apontam um recorde de ocorrências de desastres hidrológicos e geohidrológicos no Brasil em 2023. Ao longo do ano, foram registrados 1.161 eventos de desastres, sendo 716 (61,7%) de natureza hidrológica, como transbordamento de rios, e 445 (38,3%) de natureza geológica, como deslizamentos de terra. Em média, o país enfrentou pelo menos três desastres diários.

Pela primeira vez, o Brasil encerrou um ano com mais de 1.000 ocorrências de desastres naturais. Manaus (AM) lidera o ranking das cidades mais afetadas, com 23 ocorrências, seguida por São Paulo (SP) com 22, e Petrópolis (RJ) com 18. O Cemaden monitora continuamente 1.038 municípios e emitiu um total de 3.425 alertas de desastres em todo o país durante o ano, com média de pelo menos nove alertas diários. Desse total, 1.813 foram alertas hidrológicos (52,9%) e 1.612 alertas geohidrológicos (47,1%).

Petrópolis, no Rio de Janeiro, liderou o número de alertas de desastres, com 61 em 2023, seguida por São Paulo, com 56. O Cemaden sugere que as mudanças climáticas, como a transição do fenômeno La Niña para o El Niño, contribuíram para o recorde de desastres naturais no país.

Os impactos desses eventos incluíram 132 mortes associadas às chuvas, 9.263 pessoas feridas ou doentes, 74 mil pessoas desabrigadas e 524 mil desalojadas. Os prejuízos econômicos causados pelos desastres totalizaram cerca de R$ 25 bilhões, entre áreas públicas e privadas. Destaca-se a tragédia no litoral de São Paulo, em São Sebastião, que resultou em 64 mortes em fevereiro, sendo o maior temporal registrado em 24 horas na história do país, segundo dados do Cemaden e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES