Brasil tem primeiro relato de meningoencefalite por fungo inesperado

O microrganismo provocou infecção grave no cérebro e meninges de uma paciente no município do Rio de Janeiro,

Avalie a matéria:
Na imagem é possível ver o fungo após sete dias de cultura | (Foto: Reprodução)
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um artigo liderado pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) trouxe um relato do primeiro caso no Brasil de meningoencefalite que teria sido causada pelo fungo Penicillium chrysogenum, raramente apontado como agente etiológico de doenças em humanos.

O microrganismo provocou infecção grave no cérebro e meninges de uma paciente no município do Rio de Janeiro, levando-a a óbito. O relato foi publicado no periódico científico International Journal of Infectious Diseases.

O P. chrysogenum pode ser visto após sete dias de cultura-reprodução

Comorbidades

O caso foi acompanhado no Hospital Naval Marcílio Dias, no Rio de Janeiro. Uma adolescente de 14 anos foi admitida no centro médico com dores de cabeça, fotofobia e vômito. De acordo com os exames, a jovem não apresentava comorbidades. Ela aparentava possuir plena capacidade de reagir contra microrganismos patógenos.

“Os quadros de meningoencefalite são comumente associados a infecções provocadas por bactérias ou por fungos do gênero Cryptococcus. Foi um espanto identificar que este caso estava relacionado ao Penicillium, e de uma espécie que ainda não tinha sido descrita no país como causadora dessa doença”, destaca Manoel Marques Evangelista de Oliveira, pesquisador do Laboratório do IOC e coordenador do artigo.

Tratamento

Com a confirmação, os médicos do Marcílio Dias iniciaram tratamento da jovem com duas classes de medicamentos antifúngicos. Apesar dos esforços, a paciente veio a óbito em decorrência de choque séptico e neurogênico. 

Para o pesquisador, o achado demonstra a necessidade de uma identificação rápida e precisa de agentes etiológicos e a importância de ampliar os estudos acerca de fungos patogênicos. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES