Brasil terá onda de calor recorde com 40ºC a 45ºC e risco à vida nesta semana

O Climatempo indica que um sistema de bloqueio atmosférico irá impedir a chegada de frentes frias, com exceção do Rio Grande do Sul

Semana quente tem promessa de recorde de calor no ano; veja a previsão! | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma intensa onda de calor está prevista para atingir grande parte do país nesta última semana do inverno, com temperaturas ultrapassando os 30°C e podendo chegar até os 40°C. Não há previsão de chuvas nos próximos dias para o estado de São Paulo. O Climatempo indica que um sistema de bloqueio atmosférico irá impedir a chegada de frentes frias, com exceção do Rio Grande do Sul, que enfrentará outra semana chuvosa enquanto se recupera dos recentes temporais.

"Com isso, a maior parte do país terá uma longa sequência de dias de sol forte e calor muito acima do normal para esta época do ano", afirma a agência.

O calor será intenso, explica a Climatempo, sobretudo no interior de Santa Catarina, no estado do Paraná, no Sudeste, no Centro-Oeste, no Nordeste e também nos estados de Rondônia, Tocantins, em áreas do centro-sul do Pará e no centro-leste do Amazonas.

De acordo com informações da MetSul Meteorologia em seu portal, está previsto que as temperaturas desta semana até a próxima irão exceder consideravelmente as médias históricas de temperatura máxima em todas as cinco regiões do Brasil. Josélia Pegorim, meteorologista da Climatempo, mencionou à Folha que existe a possibilidade de São Paulo vivenciar o dia mais quente do ano. O atual recorde de 2023 foi estabelecido na última quarta-feira (13), quando o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 33,3°C na estação meteorológica do mirante de Santana, localizada na zona norte da capital paulista.

Conforme o instituto, a temperatura deverá oscilar entre 19°C e 32°C na cidade de São Paulo nesta segunda-feira (18). Gradualmente, os termômetros sobem durante a semana e devem alcançar os 34°C já na quarta-feira (20). O inverno termina no próximo sábado (23), às 3h50 (horário de Brasília). É justamente no próximo fim de semana, afirma a Climatempo, que a capital paulista deverá ter seu pico de calor dos próximos dias. No interior de São Paulo, cidades das regiões oeste, noroeste e norte podem registrar vários dias com temperatura em torno de 40°C.

No litoral norte de São Paulo, especificamente em São Sebastião, a previsão aponta que a temperatura máxima atingirá 38°C durante a tarde desta segunda-feira. Já em Guarujá, localizado na Baixada Santista, tanto na segunda-feira quanto na terça-feira (19), há indicativos de que o calor alcance os 34°C. O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo emite um alerta sobre os baixos índices de umidade. No domingo (17) à tarde, a umidade relativa do ar estava em torno de 25% na cidade. A Organização Mundial da Saúde (OMS) adverte que índices de umidade inferiores a 60% são prejudiciais à saúde. 

O órgão municipal também alerta que essas condições meteorológicas dificultam a dispersão de poluentes, além de favorecer a formação e propagação de queimadas, o que prejudica a qualidade do ar.

O pior do calor deve ocorrer no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul com marcas acima dos 40ºC na maioria das cidades dos dois estados, mas que podem atingir temperaturas máximas mais extremas, em particular na região do Pantanal e proximidades. Esta região do Centro-Oeste vai estar junto ao centro da grande cúpula de calor que estará concentrada entre o Paraguai e os estados do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso. Pontos destas áreas podem atingir marcas tão extremas como 43ºC a 45ºC nesta região do centro do domo de calor.

(Com informações da Folhapress e Metsul)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES