Campanha de hanseníase e verminoses inicia nesta terça-feira

A abertura oficial acontecerá na Escola José Nelson de Carvalho

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Abertura da campanha de hanseníase e verminoses acontece na terça (13)

Iniciará nesta terça-feira (13), com abertura oficial na Escola Municipal José Nelson de Carvalho, a partir das 7h da manhã, a Campanha de Hanseníase e Verminose que ocorre desde 2013 nas escolas de Teresina.

O objetivo da campanha é reduzir a carga parasitária em escolares de cinco a 14 anos e de identificar casos suspeitos de hanseníase, pois ambas as doenças têm como característica a presença de manchas no corpo.

Profissionais de saúde visitarão as escolas e farão busca ativa de casos de hanseníase por meio do chamado método do espelho, que usa um formulário no qual os pais devem informar sobre eventuais sinais e sintomas sugestivos no corpo de seus filhos.

Os pais receberão também um termo de recusa para a administração do medicamento Albendazol 400mg, que atua no tratamento de verminoses. “O escolar que não portar o documento assinado receberá a dose”, explica Salmon Alencar, da coordenação de Hanseníase da FMS. Ele esclarece que o remédio, tomado em dose única, é eficaz, não tóxico, de baixo custo e já foi utilizado em diversos países e relatado na literatura científica. Seus efeitos colaterais são raros e sem gravidade.

A hanseníase é uma doença que atinge principalmente a pele e os nervos, podendo afetar a face, os braços, as pernas, as mãos e os pés. Se não for tratada, ela pode causar incapacidades ou deformidades nas mãos, nos pés, no nariz, nas orelhas ou nos olhos. Os principais sintomas são: manchas esbranquiçadas ou avermelhadas; manchas dormentes (com diminuição da sensibilidade); dormência nos pés, caroços avermelhados ou castanhos.

Segundo Salmon Alencar, Teresina diminuiu em 50% os casos de Hanseníase no período de quase 10 anos. “Em 2005 tínhamos mais de 800 casos da doença, no ano de 2014 totalizamos 440 casos. É um avanço, mas precisamos continuar a busca ativa e tratamento de novos casos que venham a surgir”, afirma ele.

Sobre as verminoses, a mais conhecida é a lombriga. São infecções no intestino provocadas por vermes e parasitas. O portador pode ter sérios problemas de saúde, como anemia, perda de peso, dores abdominais, sangramentos intestinais e diarreias frequentes. Além disso, as crianças podem ter retardo no crescimento e dificuldade de aprendizagem.

 "As verminoses podem ser prevenidas com bons hábitos de higiene como lavar as mãos com água e sabão; cortar as unhas; andar sempre calçado; utilizar o banheiro para fazer suas necessidades; lavar bem os alimentos antes de comê-los e beber água tratada ou fervida", explica Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES