Capitólio: Governo identifica “500 áreas de risco”; Piauí agiliza inspeção

Outras regiões de ecoturismo, como o Cânion do Rio Poti, no Piauí, e o Cânion do Xingó, em Sergipe, já estão com avaliações técnicas em andamento para evitar acidentes.

Canion | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após o chocante acidente do Capitólio, em Minas Gerais, que deixou 10 pessoas mortas, as investigações têm um objetivo ainda maior do que apenas identificar culpados: prevenir novos desastres. O turismo de aventura sem fiscalização pode ser muito perigoso, então municípios, estados e o governo federal já estão colocando em prática medidas e inspeções. No entanto, não há lei que obrigue os estudos de risco ou vistorias em áreas remotas, onde ficam os cânions. 

Segundo revelou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o Serviço Geológico do Brasil, empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia, identificou 500 áreas onde há risco.

Cânion do Rio Poti 

Já vamos disponibilizar 500 áreas em risco iminente. Quero fazer isso o mais rápido possível, para ontem. Para que a gente possa cada vez mais oferecer mais segurança ao turista, envolver os estados e municípios, que são lá na ponta, na capilaridade. — Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto

Pela lei, as inspeções e estudos de risco só precisam ser realizados em áreas urbanas. Em locais remotos, onde ficam os cânions, falésias, cavernas e cachoeiras, ficam de fora da obrigatoriedade, mas especialistas são categóricos: esse monitoramento das regiões rurais e turísticas são fundamentais para prevenir acidentes naturais como o de Capitólio.

Governo agiliza inspeção do cânion 

Chapada dos Veadeiros, em Goiás, é exemplo

A geóloga da Universidade Federal de Goiás, Joana Paula Sánchez, liderou estudos no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e, juntamente da equipe, indicou intervenções e interdições em algumas formações geológicas. Ela executa o mapeamento no local desde 2016.

"A primeira vez que a gente fez uma avaliação foi no Mirante do Carrossel, que é um atrativo muito famoso onde existe um mirante. Ele é apoiado em duas rochas, o que para um leigo seria muito coesa e grande. Mas quando a gente desceu para mapear, elas estavam apoiadas em uma camadinha de 10 cm de argila", destaca Joana.

"Mas como somos professores de universidade, não temos o poder de proibir. Só posso informar. Ainda bem que até hoje todos acataram esses laudos técnicos", acrescenta.

Ela explica que várias cachoeiras e cânions correm riscos, mas que o perigo depende do tipo de rocha, já que algumas se degradam mais do que outras. Ela também recomenda que os estudos sejam feitos uma vez por ano, após o período de chuvas.

Piauí e Sergipe agilizam inspeções

Cânion do Rio Poti, no PiauíO acidente em Capitólio acendeu o alerta em estados e municípios com destinos turísticos semelhantes, como o Piauí e o Sergipe, que abrigam, respectivamente, o Cânion do Rio Poti e os Cânions do Xingó. A Secretaria do Meio Ambiente do Piauí fechou o local para visitação nessa época de chuvas para uma inspeção e espera gerar um relatório em até duas semanas.

Já para os Cânions do Xingó, área de conservação federal de responsabilidade do ICMBio entre os estados de Sergipe e Alagoas, foi formado um grupo com universidades da região, prefeituras e governos estaduais. O grupo, que conta com geógrafos e geólogos, irá fazer um estudo para delimitar margens de segurança para mitigar riscos na região.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES