Carne de frango produzida em laboratório é liberada para venda

As empresas estão dedicadas a tornar a carne cultivada um produto cada vez mais acessível e econômico

Carne de frango feita em laboratório é liberada para venda nos EUA | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No final de junho, o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) concedeu autorização às empresas Good Meet e Upside Foods para a produção e comercialização de carne cultivada em laboratório de frango em todo o território dos Estados Unidos. Inicialmente, a carne não estará disponível nos supermercados, mas será exclusivamente oferecida em restaurantes sofisticados, onde será apresentada como um componente dos pratos servidos. A promessa é de que esse tipo de alimento, além de não maltratar os animais em abatedouros, seja ecologicamente mais sustentável, principalmente por diminuir o uso da água e do solo. 

Diferentemente das carnes vegetais feitas a partir de proteínas vegetais, a carne cultivada é desenvolvida através do cultivo de células animais vivas, o que a torna uma carne real em vez de uma imitação. A Good Meat adota essa técnica inovadora para a produção de sua carne de frango.

O processo tem início com a coleta de uma pequena amostra de células-tronco retirada de um animal vivo, sendo possível coletar essas células também dos ovos e das penas no caso da carne de frango. As células-tronco possuem a capacidade de se autorreproduzir e desenvolver diferentes tipos de células, como as que compõem músculos e órgãos.

Após a coleta, as células são transferidas para grandes tanques conhecidos como biorreatores, que têm a função de criar um ambiente simulado semelhante ao corpo do animal. Nesses tanques, as células recebem nutrientes essenciais para se multiplicarem e se desenvolverem. À medida que as células-tronco se multiplicam, o meio de cultivo é ajustado para permitir sua diferenciação nos três principais componentes da carne: músculo, gordura e tecido conjuntivo. 

Posteriormente, essas células são organizadas em uma estrutura comestível chamada "andaime", que serve como suporte para a formação desejada das células (como um filé de frango, por exemplo). Além de manter as células unidas, o andaime também fornece nutrientes adicionais. Em apenas quatro a seis semanas, a carne está pronta para consumo. 

As empresas estão dedicadas a tornar a carne cultivada um produto cada vez mais acessível e econômico, com o objetivo de oferecer aos consumidores a opção de escolher entre carne tradicional e carne produzida em laboratório em um prazo de até 15 anos. No entanto, em Cingapura, o produto já está disponível em vários estabelecimentos, abrangendo desde ambientes sofisticados até feiras de rua. Em breve, será a vez dos consumidores americanos incluírem essa opção em suas listas de compras.

(Com informações do MegaCurioso)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES