Caso dos documentos sigilosos: Trump responde a 37 acusações criminais

Esses documentos contiam informações sobre as “capacidades de defesa dos Estados Unidos e de países estrangeiros” e “sobre os programas nucleares”

Ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump | Reuters
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quinta-feira (08) o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump se tornou réu em um processo com mais de 37 acusações criminais. As informações se tornaram públicas na manhã desta sexta-feira (09) através do Departamento de Justiça dos EUA, que afirmou que o republicano se tornou réu por supostamente ter levado documentos confidenciais da Casa Branca quando deixou a presidência, em 2021.

No processo estão anexadas fotos que mostram caixas de documentos em lugares como um banheiro, o palco de um auditório e uma despensa. Eles estavam localizados no resort de Trump, na Flórida, Mar-a-lago e em um clube de golfe no estado de Nova Jersey.

Trump pode cumprir múltiplas sentenças pelas diferentes acusações, chegando a até 20 anos de prisão por obstrução de justiça, que segundo o departamento de justiça, tem a menor pena entre os crimes.

Cerca de 13.000 documentos foram apreendidos no resort em 2022, 100 deles estavam marcados como "classificados", neles havia informações sensíveis. Esses documentos contiam informações sobre as "capacidades de defesa dos Estados Unidos e de países estrangeiros" e "sobre os programas nucleares" segundo a ata de acusação. Além de documentos do Pentágono, da CIA, da NSA e de outras agências de inteligência.

De acordo com com os procuradores, caso o conteúdo dos documentos tivessem sido vazado "teria colocado em perigo a segurança nacional dos Estados Unidos". Além disso, Trump também é alvo de outras 34 acusações em 1 processo no estado de Nova York. Eles envolvem um suposto suborno do republicano para calar a atriz pornô Stormy Daniels, que dizia ter um caso com o ex-presidente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES