Trump é condenado por abuso sexual e terá que pagar US$ 5 mi à jornalista

Embora o júri tenha constatado o abuso sexual, não o responsabilizou pela acusação de estupro.

Ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump | Reuters
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O júri da corte federal de Manhattan decidiu nesta terça-feira (9) que o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, abusou sexualmente da jornalista E. Jean Carroll na década de 1990 e difamou-a por chamá-la de mentirosa. Embora o júri tenha constatado o abuso sexual, não o responsabilizou pela acusação de estupro.

Essa decisão representa um revés para o republicano em sua campanha para retornar ao poder em 2024, mas, diferentemente das leis brasileiras de "Ficha Limpa", não o torna inelegível nos Estados Unidos. Lá, não existe uma lei que impeça a candidatura de pessoas condenadas por um órgão colegiado (mais de um juiz), mandato cassado ou renunciado para evitar a cassação.

Donald Trump foi condenado por abusar sexualmente de jornalista na década de 1990 Foto: Sky News 

O júri, composto por seis homens e três mulheres, deliberou por cerca de três horas antes de chegar a um veredicto unânime. Eles decidiram que Trump deve pagar US$ 5 milhões em danos a Carroll. No entanto, enquanto o caso estiver em apelação, o ex-presidente não terá que fazer o pagamento e um pedido de prisão não é uma ameaça neste julgamento, pois trata-se de um caso civil.

Leia Mais

Trump não esteve presente durante todo o julgamento, que começou em 25 de abril. Em sua plataforma, a Truth Social, ele afirmou que a decisão era uma "desgraça" e que não tinha "absolutamente nenhuma ideia" de quem era Carroll. O porta-voz de Trump, Steven Cheung, disse que o ex-presidente em campanha vai recorrer da decisão.

Colunista da revista de moda Elle por 26 anos e democrata, Carrol trouxe o caso à tona em 2019, quando a New York Magazine publicou um trecho de seu livro de memórias a ser lançado. Na sua versão, ela se encontrou casualmente com Trump na loja Bergdorf Goodman da Quinta Avenida, em Nova York, onde o abuso teria acontecido. Naquela época, Trump era um proeminente promotor imobiliário, e ela, uma conhecida jornalista e apresentadora de televisão.

Os jurados tiveram a responsabilidade de decidir se houve estupro, abuso sexual ou toques forçados por parte de Trump —todas configurações de agressão. Posteriormente, eles também avaliaram se Trump difamou Carroll.

A equipe jurídica do ex-presidente optou por não apresentar uma defesa, acreditando que o caso apresentado pela jornalista não era convincente. Enquanto isso, Trump negava as acusações e afirmava que Carroll inventou as alegações para aumentar as vendas de seu livro e prejudicá-lo politicamente.

Como o caso estava em tribunal civil, Carroll precisou apresentar "uma preponderância da evidência" em vez do critério mais rigoroso usado em casos criminais, que é "prova além de qualquer dúvida razoável". Para isso, contou com o testemunho de duas mulheres que afirmaram ser vítimas de abuso sexual por parte de Trump.

A ex-repórter da revista People, Natasha Stoynoff, testemunhou perante os jurados que em 2005, durante uma visita ao resort de Trump na Flórida, o Mar-a-Lago, o ex-presidente a encurralou e a beijou à força por "alguns minutos", até que um funcionário interrompeu a suposta agressão. Outra mulher, Jessica Leeds, afirmou que em 1979 Trump a beijou e apalpou e colocou a mão em sua saia durante um voo.

Os jurados também assistiram a trechos de um vídeo de 2005 do programa de entretenimento Access Hollywood, no qual Trump afirmou que "quando se é uma celebridade, as mulheres deixam você agarrá-las pela vagina". Em um depoimento em vídeo de outubro de 2022, reproduzido no tribunal, Trump afirmou que historicamente isso é verdade. Durante as alegações finais, Kaplan, advogado de Carroll, afirmou aos jurados que o vídeo de 2005 era prova de que Trump havia agredido sua cliente e outras mulheres. Trump negou repetidamente as acusações de má conduta sexual.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES