Casos de chikungunya aumentam 42% em meio à epidemia de dengue

Em janeiro de 2024, o governo registrou 29 mil casos prováveis de chikungunya e 4 mortes

Casos de chikungunya aumentam 42% em meio à epidemia de dengue | Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em janeiro de 2024, os casos de chikungunya no Brasil aumentaram em 42% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Esse crescimento ocorre em meio a uma epidemia de dengue no país, que já resultou em 75 mortes desde o início do ano até a última quinta-feira (15). 

Conforme o painel de monitoramento de arboviroses do Ministério da Saúde, foram registrados 29 mil casos prováveis de chikungunya no primeiro mês de 2024, com 4 mortes confirmadas e outras 30 em investigação. Em contraste, janeiro de 2023 teve 20 mil casos prováveis da doença.

A chikungunya é classificada como uma doença "relacionada" à dengue, pois ambas são transmitidas pelo mesmo mosquito, o Aedes aegypti. Isso implica que regiões afetadas por uma epidemia de dengue podem também enfrentar um aumento nos casos de chikungunya, especialmente em ambientes propícios à reprodução e disseminação desses mosquitos, como áreas com água parada e clima quente. 

Atualmente, a incidência média de chikungunya no país é de 15,4 casos por cada grupo de 100 mil habitantes. Entre os casos prováveis, 56,8% ocorrem em mulheres e 43,2% em homens. A faixa etária mais afetada é a dos 30 aos 39 anos, seguida pelos grupos de 50 a 59 anos e de 40 a 49 anos. Quanto aos estados, Minas Gerais registra o maior número absoluto de casos prováveis, com 22.675 ocorrências. Em seguida, estão São Paulo (1.555), Goiás (1.426) e Mato Grosso (828). 

Uma pesquisa recente, divulgada em 8 de fevereiro na revista The Lancet Infectious Diseases, abordou o risco de mortalidade entre indivíduos infectados pelo vírus da chikungunya nos dois anos subsequentes ao surgimento dos primeiros sintomas. Utilizando uma amostra da população brasileira entre 2015 e 2018, os cientistas constataram que o risco de morte persiste por até três meses após o início dos sintomas da chikungunya, ultrapassando a fase aguda da doença, que geralmente dura cerca de 14 dias. 

Os sintomas primários do vírus da chikungunya incluem inchaço nos membros, febre súbita e elevada, fadiga, perda de apetite, náuseas, vômitos, intensas dores articulares e de cabeça, dor lombar, erupções cutâneas vermelhas e inflamação ocular sem secreção ou coceira. Uma vez infectada, a pessoa desenvolve imunidade vitalícia e não enfrenta risco de reinfecção pela doença. 

O tratamento para o vírus da chikungunya segue essencialmente o mesmo protocolo utilizado para a dengue e zika, uma vez que não existem medicamentos específicos para essas doenças. Recomenda-se que o paciente descanse adequadamente e mantenha-se bem hidratado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES