Casos de dengue aumentam em 2024 e número supera o mesmo período de 2023

O Brasil é o primeiro país a oferecer essa vacina na rede pública, mas enfrenta desafios devido à escassez de doses

Casos de dengue aumentam em 2024 | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nas primeiras duas semanas de 2024, o número de casos de dengue mais do que dobrou em comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Durante esse período, o país registrou 55.859 casos prováveis de dengue, resultando em seis óbitos devido a complicações da doença. A incidência de casos neste ano é de 27,5 por 100 mil habitantes.

No mesmo intervalo de tempo em 2023, foram registrados 26.801 casos, com 17 mortes. Esse aumento ocorre em meio à notícia de que o número de doses da vacina contra a dengue só será suficiente para imunizar até 3 milhões de pessoas em 2024, conforme anunciado pelo governo. O Brasil é o primeiro país a oferecer essa vacina na rede pública, mas enfrenta desafios devido à escassez de doses.

A dengue, considerada a arbovirose urbana mais prevalente nas Américas, é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. O cenário para 2024 é considerado "extremamente preocupante" pela infectologista Luana Araújo, devido às condições climáticas favoráveis à proliferação do mosquito, impulsionadas pelo El Niño, que traz calor intenso e chuvas.

O alerta recai sobre a importância do combate ao mosquito, sendo a água parada o principal foco, uma vez que os ovos do mosquito podem sobreviver por até um ano no ambiente. A infectologista enfatiza a responsabilidade individual na prevenção, destacando a necessidade de cuidar do ambiente doméstico para reduzir os criadouros do mosquito.

"É muito importante que as pessoas cuidem de suas casas, aquilo que a gente sempre falou a vida inteira: pratinho de planta, garrafa retornável que está coletando água e não tem um escoamento, bandeja de degelo de geladeira, fonte em quintal, fontes ornamentais, depósitos, coisas ao ar livre, tudo isso pode coletar água. É de responsabilidade da gente, enquanto cidadão, cuidar de casa para diminuir isso", afirma.

O Rio de Janeiro enfrenta um surto de dengue, com mais de 4 mil casos registrados em 13 dias, representando um aumento de 669% em comparação com o mesmo período de 2023. Em dezembro do ano passado, o Ministério da Saúde anunciou a incorporação da vacina Qdenga ao Sistema Único de Saúde (SUS), com a imunização prevista para começar em fevereiro deste ano.

A vacina Qdenga, desenvolvida pelo laboratório japonês Takeda Pharma, poderia fornecer cerca de 5 milhões de doses de fevereiro a novembro, com a possibilidade de chegar a 6 milhões por meio de doações. Além disso, foram distribuídos testes e inseticidas para combater as larvas e mosquitos adultos, e o ministério alocou recursos para fortalecer a vigilância e o combate a endemias, com foco nas arboviroses. Medidas adicionais incluem a criação de uma Sala Nacional de Arboviroses e a capacitação de profissionais de saúde.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES