Casos de dengue triplicam nas Américas e OPAS alerta para pior surto da história

Brasil, Argentina e Paraguai são os países mais afetados pela doença provocada pelo mosquito Aedes aegypt

Casos de dengue aumentam nas Américas e OPAS alerta para pior surto d | OPAS
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) anunciou nesta quinta-feira (28) que os casos de dengue nas Américas aumentaram drasticamente nos primeiros três meses deste ano, alcançando um número três vezes maior do que o registrado no mesmo período do ano passado.

OS MAIS AFETADOS: Brasil, Argentina e Paraguai são os países mais afetados pela doença provocada pelo mosquito Aedes aegypt. As autoridades da Opas descreveram o quadro como provavelmente o pior surto da história até agora observado nas Américas para a doença transmitida por mosquitos. No Brasil, o atual patamar de casos é um recorde absoluto: mais de 2,3 milhões de casos prováveis, um número que nunca foi verificado em anos anteriores.

A Opas, que faz parte da Organização das Nações Unidas (ONU), confirmou cerca de 3,5 milhões de casos de dengue e mais de mil mortes neste ano até março nas Américas, que se estendem do Canadá até o extremo sul do Chile.

Mosquitos da dengue (Foto: Divulgação)

BILHÕES EM ÁREAS DE RISCO: Cerca de 4 bilhões de pessoas, ou aproximadamente metade da população mundial, vivem em áreas com risco de contrair dengue, de acordo com dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC). A maioria dos casos de dengue é observada entre fevereiro e maio, os meses do final do verão e início do outono no Hemisfério Sul.

VACINA É A SOLUÇÃO: A vacinação contra a dengue, já iniciada no Brasil, é considerada uma medida efetiva para evitar os casos graves e as mortes pela doença. No entanto, de acordo com Jarbas Barbosa, diretor da Opas, não há um plano de imunização em outros países das Américas devido à lentidão do processo de controle da transmissão por meio da vacina.

"A vacina disponível requer duas doses e um intervalo de três meses entre a primeira e a segunda aplicação. A vacina não tem como objetivo controlar a transmissão no momento; seriam necessários oito anos para surtir um efeito significativo", explica Jarbas.

O diretor ainda destaca que a produção da vacina é muito limitada e está sendo utilizada principalmente pelo Brasil e pela Argentina. Nesse cenário, ele ressalta que os principais meios de controle da doença são a eliminação dos criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, e a preparação dos serviços de saúde para atender pacientes infectados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES