Casos de pneumonia misteriosa se espalham e causam terror na Europa

No período de 13 a 19 de novembro, foram registrados 103 casos de pneumonia na Holanda em cada 100 mil crianças com idades entre 5 e 14 anos.

Surto atinge especialmente as crianças | Jade Gao / AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Surto de pneumonia misteriosa causado pela bactéria Mycoplasma pneumoniae chegou a Europa. A disseminação do vírus preocupa as autoridades sanitárias. Inicialmente, a pneumonia foi identificada na China e agora está afetando  a Europa, especialmente as crianças. Na Dinamarca foram registrados 451 casos. No país, o instituto de pesquisa em saúde Statens Serum Institute (SSI) afirmou que as infecções pela bactéria chegaram a níveis “epidêmicos”.

A Holanda também anunciou o aumento significativo nos casos e levanta questões sobre a propagação potencial dessa infecção em outros países europeus. No período de 13 a 19 de novembro, foram registrados 103 casos de pneumonia na Holanda em cada 100 mil crianças com idades entre 5 e 14 anos. Segundo o Instituto Holandês de Pesquisa em Serviços de Saúde (NIVEL), na semana anterior, foram 80 casos relatados no mesmo grupo.

O fato de o Mycoplasma pneumoniae ser associado a uma forma de pneumonia ambulante, geralmente mais branda, torna a situação intrigante, especialmente quando comparada a surtos anteriores dessa bactéria na China. A preocupação aumenta devido ao aumento da resistência bacteriana e à possibilidade de casos mais graves e internações.

A explicação de que surtos dessa bactéria são comuns na Dinamarca, ocorrendo a cada quatro anos, é interessante e sugere que, em parte, esse aumento pode ser parte de um padrão histórico. No entanto, a conexão com a pandemia de Covid-19 e a previsão de um surto após a pandemia levantam a questão de possíveis interações entre diferentes doenças respiratórias.

É crucial para as autoridades de saúde monitorar de perto a situação, realizar investigações epidemiológicas detalhadas para entender a origem e a propagação do surto e implementar medidas de controle apropriadas. A colaboração internacional também é vital para conter a disseminação, especialmente considerando a possibilidade de a infecção se espalhar por outras regiões da Europa.

Além disso, a conscientização sobre a resistência antimicrobiana e a necessidade de práticas antibióticas responsáveis são fundamentais para enfrentar casos mais graves dessa infecção. A experiência anterior da China, com surtos a cada 3 a 7 anos, destaca a importância de uma vigilância contínua e preparação para enfrentar esses desafios de saúde pública.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES