Ceará registra 8 tremores de terra em 4 dias; 6 em um único município

A maioria dos tremores foram registrados em Maranguape, cidade localizada na Região Metropolitana de Fortaleza, no Ceará.

Avalie a matéria:
Tremores de terra foram sentidos em Maranguape, Canindé e Redenção, no Ceará | Reprodução/LabSis/UFRN
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O estado do Ceará registrou, entre a segunda (1º de maio) e esta quinta-feira (4), pelo menos oito tremores de terra. As informações são do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Segundo o LabSis/UFRN, a maioria dos tremores foram registrados em Maranguape, cidade localizada na Região Metropolitana de Fortaleza, no Ceará.

"Desde segunda-feira (1), 6 eventos sísmicos foram registrados [em Maranguape], o evento de maior magnitude foi calculado em 2.2 mR. Já o de menor magnitude foi de 1.1 mR. Os moradores do município relataram sentir e ouvir todas as atividades sísmicas que estão acontecendo", informou o LabSis.  

Histórico de tremores em Maraguape

No dia 1º de maio, foram registrados dois tremores de terra na região do município: o primeiro, às 10h26 (hora local), com magnitude preliminar calculada em 2.1 mR; o segundo, às 15h11 (hora local), com magnitude de 1.8 mR. 

Na terça-feira (2), também em Maranguape, o primeiro tremor ocorreu às 22h20 (hora local), a magnitude preliminar do evento foi calculada em 1.6 mR, sem intervalo, o segundo tremor foi registado com magnitude de 1.5 mR. Já o terceiro aconteceu 1h49 do dia 3 de maio (hora local), com magnitude preliminar do calculada em 1.1 mR. De acordo com a Defesa Civil do município, os moradores sentiram e ouviram as atividades.  

Após o terceiro tremor registrado entre terça e quarta-feira, Maranguape voltou a sentir a terra tremer, alcançando sua maior magnitude, calculada em 2.2 mR. 

Tremores em outros municípios

Nesta quinta-feira (4), o município de Canindé também registrou tremores, a 00h12 (hora local), com magnitude preliminar calculada em 1.6 mR, Outro tremor foi registrado no município de Redenção, 1h38 desta quinta-feira (hora local),com magnitude preliminar calculada em 1.6 mR. Segundo informações, moradores de Itapebussu, que fica próximo ao município de Redenção, sentiram o momento exato do tremor.

Apesar dos tremores não houve informações de desastres decorrentes das ocorrências. "O Laboratório Sismológico da UFRN segue monitorando e divulgando toda atividade sísmica que ocorra no estado do Ceará e em toda região Nordeste do país", informou o LabSis.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES