Celular Seguro: mais de 3,8 mil aparelhos são bloqueados em uma semana

Cada usuário cadastrado no Celular Seguro pode indicar pessoas de confiança autorizadas a efetuar bloqueios em seu nome

Celular Seguro: mais de 3,8 mil aparelhos são bloqueados em uma semana | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma semana após seu lançamento, o programa Celular Seguro, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, já apresenta resultados expressivos, resultando no bloqueio de 3.896 aparelhos que foram roubados, furtados, perdidos ou extraviados. Até o início da tarde desta terça-feira (26), a ferramenta registrou 1.658 alertas de usuários vítimas de roubos, 1.154 de furtos, 801 de perdas e 283 por motivos diversos. Somente no último dia 20, foram implementadas 1.113 medidas restritivas.

São Paulo lidera entre as unidades federativas com o maior número de alertas de bloqueio, totalizando 1.011. Em seguida, destaca-se o Rio de Janeiro (453), Pernambuco (286), Bahia (272) e Minas Gerais (259). O Celular Seguro, lançado em 19 de dezembro, é uma iniciativa federal para combater o roubo e furto de celulares e aplicativos no país. Através do site e do aplicativo, as vítimas podem relatar o crime e solicitar o bloqueio imediato dos aparelhos, aplicativos bancários e novos acessos aos dispositivos.

O Ministério informou que 700.697 pessoas acessaram o aplicativo por meio da plataforma gov.br, sendo que 513.098 registraram os números das linhas de telefone que desejavam bloquear remotamente. É possível acessar o aplicativo apenas informando o CPF, sem a necessidade de registrar os dados do aparelho.

Cada usuário cadastrado no Celular Seguro pode indicar pessoas de confiança autorizadas a efetuar bloqueios em seu nome. Até o momento, mais de 467,8 mil pessoas de confiança foram cadastradas. O dono do aparelho pode bloqueá-lo pessoalmente acessando o site celularseguro.mj.gov.br, por meio de um computador seguro. Não há limite para o cadastro de números, mas é necessário vinculá-los ao CPF para efetivar o bloqueio.

Não existe a opção de bloqueio temporário. Em caso de recuperação do aparelho, o usuário deve entrar em contato com a operadora de telefonia e demais parceiros do Projeto Celular Seguro, como bancos e aplicativos, para reativar seus acessos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES