Centenas de famílias em Gaza fogem de forma caótica após ultimato de Israel

Movimento em massa de civis é feito por uma única estrada; moradores se deslocam a pé, de carro, em motos e caminhões

Centenas de famílias em Gaza fogem de forma caótica após ultimato de Israel | Reprodução/Twitter
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A partir de Gaza, um grande número de famílias optou por se deslocar a pé, de carro, em motos e caminhões, inclusive transportando vacas e camelos. Isso ocorre nesta sexta-feira, em resposta à ordem de evacuação emitida por Israel, que exigia que 1,1 milhão de pessoas se dirigissem para o sul da cidade, antecipando a possibilidade de uma incursão terrestre do Exército israelense no enclave palestino. A movimentação em massa dos civis representa um cenário caótico e extremamente perigoso, pois está concentrada em uma única estrada, em uma das áreas mais densamente habitadas da Cidade de Gaza. Diante do ultimato israelense, o Hamas recusou a ordem de retirada dos civis.

A ordem de retirada abrange toda a Cidade de Gaza, bem como dois extensos campos de refugiados, Jabalya e Beach. Além disso, engloba as cidades de Beit Hanoun e Beit Lahia, ambas contíguas ao principal ponto de passagem de Erez, localizado no extremo norte da Faixa de Gaza. A Cidade de Gaza abriga aproximadamente 600 mil habitantes. Jabalya, sendo o maior campo de refugiados na Faixa de Gaza, conta com 116 mil residentes, enquanto em Beach vivem outras 90 mil pessoas. No conjunto, a região conta com pelo menos seis hospitais.

Nesta sexta-feira, o porta-voz das Forças de Defesa de Israel, Daniel Hagari, declarou que as forças militares reconhecem que a retirada exigirá um período considerável. A escassez de combustível é uma realidade, e as vias da Cidade de Gaza encontram-se obstruídas por destroços resultantes dos ataques aéreos israelenses nos últimos dias — e até o momento, não há indícios de que esses ataques tenham cessado. 

O Hamas emitiu uma ordem de retirada categórica, afirmando: "Nosso povo palestino rejeita veementemente a ameaça dos líderes da ocupação (israelense) e suas exortações para abandonar suas residências e buscar refúgio no sul ou no Egito", conforme comunicado pelo grupo terrorista.

O porta-voz das Brigadas al-Qassam, o braço militar do Hamas, instou os habitantes de Gaza a "permanecerem resilientes". Abu Obaida, em uma declaração transmitida pela rede al-Jazeera, dirigiu-se aos palestinos que residem em Gaza, declarando que os alertas de Israel constituíam uma "guerra psicológica" destinada a "criar uma imagem falsa de vitória".

O presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, fez uma analogia entre o deslocamento em massa de civis e o exílio de 1948. Em um comunicado divulgado pela agência oficial de notícias palestina Wafa, Abbas afirmou: "Este seria um segundo Nakba (catástrofe em árabe) para o nosso povo". A Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (Unrwa) classificou a ordem de Israel como "horrenda".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES