Chesf reduz vazão da Barragem de Boa Esperança; chuvas reduzem no sul do PI

O patamar era de 1.000 metros cúbicos por segundo (m³/s), agora foi reduzido para 500 m³/s

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A vazão da Usina de Boa Esperança foi reduzida após a redução das chuvas na região. Segundo a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Eletrobras Chesf), até a segunda-feira (27), o patamar era de 1.000 metros cúbicos por segundo (m³/s), agora foi reduzido para 500 m³/s, devendo manter este valor até nova reavaliação.

Segundo a Companhia, a redução ocorre visando acompanhar a curva de volume de espera estabelecida para o período.

 Barragem de Boa Esperança reduz vazão | FOTO: Teresa Branco/Chesf

"A Companhia destaca que a vazão poderá ser turbinada e/ou vertida, a depender da necessidade de atendimento ao Sistema Interligado Nacional – SIN, conforme procedimento de otimização energética envolvendo as diversas regiões do País, coordenado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico - ONS.", informou.

A Chesf orienta para a necessidade de que seja evitada a ocupação de áreas situadas nas planícies de nundação.

"A situação hidrológica está sendo permanentemente avaliada, podendo haver alterações nestes valores em função da evolução das chuvas e vazões na Bacia do Rio Parnaíba", completou. 

No início de março, a vazão da barragem chegou a 1.300 m³/s, devido à intensidade das chuvas. O Rio Parnaíba, em Teresina, elevou seu nível com as fortes chuvas e atingiu a cota de atenção (4,9 m) no dia 23 de março. Contudo, reduziu poucos dias depois voltando ao nível seguro.  

Teresina, capital do Piauí registrou 50 dias com chuva acima ou igual a 1 milímetro (mm) durante o verão deste ano, entre 21 de dezembro e 20 de março. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), neste período, a capital acumulou 876,4 mm, valor 33% acima da média histórica (1991 a 2020), que é de 659,3 mm. O maior total diário de chuva foi de 75,8 mm, registrado no dia 12 de março.

Chuvas se concentram ao norte do estado

As chuvas que caem no Piauí estão se concentrando mais ao norte do estado. Municípios como Teresina, Piripiri, Luzilândia e Parnaíba devem registrar maiores acumulados. Já ao sul do Piauí, uma massa de ar quente e seca reduz os acumulados de chuvas, que contribui para manter temperaturas elevadas e reduzir a umidade relativa que pode chegar a 20%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES