Chico voltou? Macaco flagrado 'lavando louça' no Piauí é capturado

O animal foi localizado por moradores da Fazenda Serra Negra, na localidade Lagoa das Missões.

Avalie a matéria:
reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um macaco-prego que foi flagrado "lavando louça", "batendo" roupa e "afiando" uma faca em Aroazes, no Norte do Piauí, foi capturado na tarde desta quinta-feira (8) por agentes da Secretaria de Meio Ambiente do município.

O animal foi localizado por moradores da Fazenda Serra Negra, na localidade Lagoa das Missões.

Segundo o secretário municipal de meio ambiente, Oton Soares, o animal será encaminhado ao Parque Zoobotânico de Teresina e será examinado pelos profissionais do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Ibama).

Macaco visto 'lavando louça' em Aroazes, no Piauí, é capturado (Foto: Reprodução)

O macaco-prego aceita carinho de humanos e apresenta os mesmos comportamentos do macaco Chico, que ficou famoso após ser flagrado lavando roupa e “afiando” uma faca na cidade de Corrente, no Sul do Piauí.

O local de origem do animal será investigado por meio da análise da de leitura de chip implantado pelo IBAMA. Caso seja um novo macaco, o animal deve passar pelo processo de reabilitação para retorno à natureza. 

Macaco Chico

Um macaco-prego ficou famoso após ser flagrado realizando “afazeres domésticos” na cidade de Corrente, situada ao Sul do Piauí. Um vídeo feito por um morador mostra o espertinho “amolando” uma faca de cozinha sobre o muro de um centro comercial do município e “batendo” roupa.

Em junho deste ano, o animal foi recolhido por técnicos do ICMBIO e entregue ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do Ibama-PI, onde passou pelos protocolos de exames e identificação com a  microchipagem, coordenados pela equipe de professores, veterinários e alunos de Clínica e Manejo de Animais Silvestres da UFPI.

Em outubro, Chico foi solto em uma Área de Soltura de Animais Silvestres (ASA), que abrange a zona rural das cidades de Aroazes, Pimenteiras, São Miguel do Tapuio e Santa Cruz do Piauí, cadastrada no Ibama.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES