China defende aliança com Rússia e conclama nova ordem: 'Justa e Racional'

Xi Jinping defendeu que países se unam para prevenir a criação de revoltas populares instigadas por nações ocidentais.

China defende aliança com Rússia e conclama nova ordem: 'Justa e Racional' | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente chinês, Xi Jinping, defendeu nesta sexta-feira (16) uma aliança com Rússia, Índia e países da Ásia Central para prevenir o surgimentos de revoltas instigadas pelo Ocidente. Mas também se disse aberto à "cooperar com o mundo inteiro".

O presidente Xi Jinping deixou a China pela primeira vez em dois anos em uma viagem à Ásia Central nesta semana, onde se encontrou com o russo Vladimir Putin. 

Os líderes da Rússia, Vladimir Putin, e da China, Xi Jinping, conversam durante cúpula de líderes no Uzbequistão (Foto: Kremlin Pool)"Estamos abertos à cooperação com o mundo inteiro", disse o presidente russo. "Nossa política não é egoísta. Esperamos que os outros (países) parem de recorrer aos instrumentos do protecionismo, às sanções ilegais e ao egoísmo econômico", acrescentou em uma referência clara aos países ocidentais.  

O líder chinês anunciou ainda que a China treinará 2.000 policiais dos países membros do grupo nos próximos cinco anos e estabelecerá uma base de treinamento com foco no trabalho antiterrorismo.

Na cúpula, que acontece no Uzbequistão, Xi pediu ainda uma mudança da ordem internacional para uma direção "mais justa e racional". Ele defendeu que os países integrantes devem abandonar "a política de blocos" e apoiar o sistema internacional "com a ONU no centro".

China defende aliança com Rússia e conclama nova ordem (Foto: Reprodução)A China, anunciou Xi, fornecerá ainda cerca de US$ 214 milhões (cerca de R$ 1,2 milhão) em grãos e outras ajudas de emergência aos países em desenvolvimento. Ele afirmou que a economia chinesa é resiliente e "cheia de potencial".

A economia do país asiático escapou por pouco de uma contração no trimestre de abril a junho, prejudicada pelos bloqueios das cidades por conta da pandemia de Covid-19, uma desaceleração profunda no mercado imobiliário e gastos do consumidor persistentemente fracos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES