O presidente Xi Jinping deixa a China pela primeira vez em dois anos em uma viagem à Ásia Central nesta semana, onde se encontrará com o russo Vladimir Putin. Xi Jinping estará em acordos na cúpula da Organização de Cooperação de Xangai no Uzbequistão, Cazaquistão e no Kremlin na antiga cidade da Rota da Seda de Samarcanda., com Putin.

Em um cenário de confronto, entre Rússia e Úcrania, crise sobre Taiwan e a economia global abalada, Xi fará uma visita de Estado, na quarta-feira (14). A reunião dará ao presidentee chinês a oportunidade de destacar sua influência, enquanto Putin pode demonstrar a inclinação da Rússia em relação à Ásia; Ambos os líderes podem mostrar sua oposição aos EUA enquanto o Ocidente busca punir a Rússia por sua guerra na Ucrânia. 

Presidente chinês, Xi Jinping se encontrará com Putin no Cazaquistão (Foto: Portal Vermelho)Presidente chinês, Xi Jinping se encontrará com Putin no Cazaquistão (Foto: Portal Vermelho)O assessor de política externa de Putin, Yuri Ushakov, disse a repórteres na semana passada que o presidente russo deve se encontrar com Xi na cúpula. O Kremlin se recusou a fornecer detalhes de suas negociações. A China ainda não confirmou os planos de viagem de Xi.