Chuvas intensas são esperadas em várias regiões do Brasil nesta semana

Volumes de chuva podem ultrapassar 80 mm, segundo indica previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET)

Chuvas são previstas com maior intensidade nas regiões Norte e Sudeste do país | Arthur Mota/Folha de Pernambuco
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As regiões Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil têm previsão de chuvas mais volumosas nesta semana, com volumes que podem ultrapassar 80 mm. É o que indica o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), em previsão divulgada nesta segunda-feira (8), que compreende o período entre hoje (8) e a próxima segunda-feira (15).

"Entre os dias 8 e 15 de maio, são previstos maiores volumes de chuva, com valores superiores a 70 milímetros (mm), em áreas da Região Norte devido à combinação do calor e a alta umidade com a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). O avanço de uma frente fria em direção ao leste da Região Sudeste também deve contribuir para chuvas mais expressivas ao longo da semana. Já em grande parte do interior do Nordeste, em áreas do Sul do País e, também, nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, a previsão é de pouca ou nenhuma chuva na maioria dos dias", informou a publicação do INMET.

Confira a previsão por região

Segundo o INMET, na região Norte, são previstos volumes de chuva maiores que 50 milímetros (mm) em grande parte da região, podendo ultrapassar 80 mm em áreas centrais e do noroeste do Amazonas, Roraima, parte do Amapá e em áreas pontuais do Pará. Já no Acre, Rondônia, sul do Tocantins e Pará, o valor deve ser inferior a 50 mm. 

Na região Sudeste, a semana terá tempo quente e seco, mas a passagem de uma frente fria em direção ao oceano vai contribuir para a ocorrência de chuvas no leste da região. O tempo seco vai predominar em grande parte da região Centro-Oeste, com chuvas mais localizadas e em forma de pancadas sobre o oeste de Mato Grosso. A previsão indica valores inferiores a 40 mm.

Já na Região Nordeste, a previsão indica volumes entre 40 mm e 60 mm no norte do Maranhão e litoral da Bahia. No norte do Piauí, podem ocorrer chuvas pontuais, entre 10 e 30 mm. Já em áreas do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), podem ocorrer valores inferiores a 30 mm.  Na região Sul, a previsão indica volumes inferiores a 40 mm no nordeste do Rio Grande do Sul, leste de Santa Catarina e sul do Paraná no início da semana. Com o passar do tempo, a tendência é de diminuição das chuvas, principalmente no oeste do Rio Grande do Sul.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES