Chuvas no Piauí fazem Rio Parnaíba, em Floriano, entrar na cota de atenção

Agora são quatro os pontos indicados pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM) nos rios do Piauí que estão em atenção ou alerta.

Chuvas no Piauí | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Rio Parnaíba, em Floriano (PI) entrou na cota de atenção devido ao aumento das chuvas na região. Agora são quatro os pontos indicados pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM) nos rios do Piauí que estão em atenção ou alerta para o risco de tranbordamento.  

O Rio Parnaíba, no ponto de monitoramento entre Floriano (PI) e Barão de Grajaú (MA) chegou a 6,54 m na manhã desta quarta-feira (22), dentro da cota de atenção (>= 5,50 m), mas reduziu ao longo do dia, alcançando, no início da noite, 5,99m. Contudo, ainda continua sob observação.

Quatro pontos estão em atenção e alerta de transbordamento dos rios | FOTO: Divulgação

Nessa terça-feira (21), a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Eletrobras Chesf) comunicou o aumento da vazão da barragem de Boa Esperança, na Bacia do Rio Parnaíba, para 1.300 metros cúbicos por segundo (m³/s), devendo permanecer neste valor até nova reavaliação. O aumento da vazão se deve justamente à previsão de ocorrência de chuvas na região.  

O Rio Parnaíba, em Luzilândia também está dentro da cota de atenção (>= 4m) e já se aproxima da cota de alerta. Na noite desta quarta, o nível do rio atingiu 4,91 m.

Rios na cota de alerta

O Rio Marataoan, em Barras, continua na cota de alerta, segundo o sistema do CPRM, porém permanece estável, variando entre 3,99 m e 4,02m nesta quarta.

Já o Rio Longá, em Esperantina, embora continue na cota de alerta (entre 6,40 m e 7,40 m), reduziu o nível entre a noite de terça-feira (21) e esta quarta-feira (22). 

Mais chuvas previstas

A previsão é de mais chuvas nos próximos dias. Nesta quarta-feira (22), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) voltou a emitir aviso de perigo (alerta laranja) para todo o Piauí, devido à previsão de chuvas fortes. O acumulado pode chegar a 100 mm em 24 horas com ventos de até 100 km/h.

Segundo o INMET, Piripiri ficou entre as cinco cidades do país com maior volume registrado até as 8h desta quarta: foram 80,6 mm em 24 horas.

Piauí inteiro em alerta por fortes chuvas | FOTO: Divulgação



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES