Chuvas: sobe para 31 municípios alagoanos em situação de emergência

O levantamento informa ainda que Matriz de Camaragibe é o município com o maior número de pessoas atingidas

Chuvas: sobe para 31 municípios alagoanos em situação de emergência | Ceci;atalaia/Instagram
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O número de municípios em situação de emergência em decorrência das chuvas intensas que afetaram o estado de Alagoas nos últimos dias subiu para 31. No domingo (9), o governador Paulo Dantas (MDB) emitiu um decreto incluindo as cidades de Barra de Santo Antônio e Passo de Camaragibe na lista de municípios em situação emergencial. Esse número pode aumentar para 32 ou até mesmo 33. 

Conforme o último relatório da Defesa Civil do estado, divulgado hoje (10), as chuvas que ocorreram em Alagoas desde sexta-feira (7) resultaram em 3.578 pessoas desabrigadas e 20.458 desalojadas em todo o estado. Matriz de Camaragibe é o município mais impactado, com 390 desabrigados e 3.158 desalojados. Infelizmente, uma pessoa perdeu a vida em Joaquim Gomes.

O levantamento informa ainda que Matriz de Camaragibe é o município com o maior número de pessoas atingidas, com 3.548 no total, sendo 390 desabrigados e outros 3.158 desalojados. Em seguida aparecem Marechal Deodoro, com 3.004 pessoas afetadas; São Miguel dos Milagres, com 2.860 pessoas afetadas; União dos Palmares 2.302; Rio Largo, 2.108; Atalaia, 1.624; Cajueiro, 1.336; Murici, 1.200, e Jacuípe, 1.040 pessoas afetadas. 

Segundo a Defesa Civil, há também desabrigados e desalojados em cidades que não decretaram situação de emergência. São 13 desalojados em Feliz Deserto, 47 desalojados em Jequiá da Praia, 211 desabrigados e 116 desalojados, em Maceió, 12 desabrigados e 78 desalojados em Porto Calvo, 11 desabrigados e 63 desalojados em Santa Luzia do Norte e2 desabrigados e 2 desalojados Teotônio Vilela. 

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) está em contato com o estado e os municípios para monitorar as atividades de resgate, atendimento à população afetada e avaliação dos danos humanos. De acordo com a assessoria do ministério, já foi elaborado um panorama inicial dos estragos, porém, devido às operações de emergência em andamento, os dados estão sendo constantemente atualizados.

“Até o momento, já foi feito o reconhecimento federal de situação de emergência em 22 cidades e o Grupo de Apoio a Desastres já está em Alagoas para auxiliar na elaboração dos planos de trabalho. Após o reconhecimento da situação de emergência ou estado de calamidade pública e a aprovação dos Planos de Trabalho apresentados pelas prefeituras, é feita a liberação de recursos para as cidades afetadas”, informou a pasta.

Nesta terça-feira (11), uma comitiva do governo federal, liderada pelo ministro da da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, estará em Alagoas para avaliar os danos e prestar apoio às vítimas.

PERNAMBUCO

Em Pernambuco, o número de cidades em situação de emergência também subiu. Agora são 15 municípios da Zona da Mata Sul afetados pelas fortes chuvas. Segundo a Defesa Civil do estado, 2.862 pessoas foram atingidas pelas chuvas, das quais 2.447 estão desalojadas e 415 desabrigadas.

Até o momento, 19 cidades pernambucanas foram afetadas: Água Preta, Amaraji, Barreiros, Belém de Maria, Buíque, Camutanga, Catende, Correntes, Cortês, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Palmares, Paulista, Quipapá, Rio Formoso, Sirinhaém e Tamandaré. O ministério informou que o ministro Waldez Góes já entrou em contato com a governadora, Raquel Lyra (PSDB), para prestar apoio e colocar a pasta à disposição para as ações de resposta.

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES