Ciclone causa alagamentos e bloqueios de estradas no RS

O estado do Rio Grande do Sul vive esta situação atualmente.

Cidades são acometidas durante a passagem do fenômeno. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na madrugada desta sexta-feira (16) um ciclone extratropical provocou temporal e ventania no Rio Grande do Sul. O fenômeno passou pela  Região Sul do Brasil causando em várias cidades alagamentos, estradas bloqueadas, voos cancelados e falta de energia elétrica. O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), instruiu os moradores das cidades acometidas pelo ciclone a não saírem de casa.  De acordo com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros não há casos de feridos ou mortos.

Na quinta-feira durante a noite, o ciclone causou deslizamentos nas cidades de, Praia Grande, no Sul, e Joinville e São Francisco do Sul, no Norte do estado. Conforme repassado pelo Climatempo, este tipo de ciclone extratropical é resultante de baixas pressões atmosféricas que se formam diante de uma grande variação de temperaturas. O estado do Rio Grande do Sul vive esta situação atualmente.

A forte chuva durante um longo periodo de tempo causou alagamento na região (Foto: Reprodução)

De acordo com a meteorologista Josélia Pegorim, os ventos fazem o movimento de círculo completo no sentido horário na região do Hemisfério Sul e que pode provocar grande volume de chuva durante muitas horas. 

"Os ventos giram em um círculo completo, no sentido horário no Hemisfério Sul. O processo de formação, próximo do continente, pode provocar muitas horas consecutivas de chuva e os grandes acumulados podem causar enchentes, encharcamento do solo e deslizamentos de terra", explica a meteorologista .

 

Foram registradas rajadas de vento de 100 km/h em Tramandaí, no Litoral. Na Região Metropolitana de Porto Alegre, mais especificamente em São Leopoldo, o acumulado de chuva nas últimas 24 horas atingiu 200 milímetros. A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta para as regiões da Serra, Litoral Norte e Metropolitana de Porto Alegre, devido a essa situação. Existe a possibilidade de cheias nos rios Caí, Paranhana e Sinos.

De acordo com as concessionárias responsáveis pelo fornecimento de energia elétrica no estado, a Rio Grande Energia (RGE) e a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), há pelo menos 460 mil pontos sem luz no Rio Grande do Sul.

O governador do estado Eduardo Leite (PSDB) informou que as equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Brigada Militar estão trabalhando para dar assistência às comunidades mais afetadas.  

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES