Ciclone chega ao Sul nesta quarta (27) e leva chuvas e ventos à região

Fenômeno se forma na costa da região, mas afeta condições climáticas dos três estados sulistas

Ciclone chega ao Sul nesta quarta (27) e leva chuvas e ventos à região | Foto: Joel Vargas / GVG
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quarta-feira (27), um novo ciclone extratropical se originou na costa da região Sul do Brasil, desencadeando temporais e intensificando a instabilidade climática, principalmente no Rio Grande do Sul. Conforme informações da Climatempo, o fenômeno se formou em alto mar, próximo à costa do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Além das intensas chuvas que afetaram o estado nas últimas semanas, o início da primavera foi marcado por tempestades no RS, enquanto o clima se manteve mais ameno em Santa Catarina.

O fim do inverno e o início da primavera, no último sábado (23), foram influenciados por vários fatores, incluindo a passagem de uma frente fria no final de semana e a circulação de ventos, que contribuiu para o aumento da carga nas nuvens. Hoje, está previsto que o sul e o leste do Rio Grande do Sul enfrentem rajadas de vento entre 60 km/h a 80 km/h, de acordo com informações da MetSul, podendo alcançar intensidades ainda maiores em determinadas áreas da orla e dos Campos de Cima da Serra. Existe o risco de queda de árvores e possíveis cortes de energia elétrica.

A formação desse novo ciclone está relacionada a uma área de baixa pressão que se desloca da Argentina e do Paraguai em direção ao Sul, entre terça-feira (26) e quarta-feira. Conforme a Climatempo, o fenômeno apenas amplificará a presença de nuvens carregadas, temporais e ventos fortes, mas não se desenvolverá diretamente sobre o Rio Grande do Sul ou terá um impacto direto no estado.

Áreas do sul, leste, litoral, região da Grande Porto Alegre (POA) e extremo norte do Rio Grande do Sul devem permanecer em estado de alerta. Nesta quarta-feira, o sistema provocará chuvas nas porções norte e leste do estado gaúcho, embora com volumes menores. Ao mesmo tempo, a frente fria avançará sobre Santa Catarina e Paraná, apresentando maior intensidade no território catarinense. A expectativa é que o ar mais frio e de alta pressão progrida, iniciando a melhora nas condições climáticas no Rio Grande do Sul.

Os efeitos do ciclone já se fizeram sentir na terça-feira. Ontem, os habitantes do Rio Grande do Sul acordaram ao som de chuvas intensas e trovoadas. Muitas localidades reportaram a ocorrência de granizo no final da madrugada, especialmente no Centro do estado e na região da Grande Porto Alegre. Conforme informações da MetSul, a região metropolitana de Porto Alegre foi impactada por chuvas intensas, descargas elétricas, trovoadas e rajadas de vento atingindo velocidades de até 70 km/h.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES