Ciclone extratropical atinge Região Sul do país entre hoje e amanhã, diz Inmet

O Inmet prevê chuvas intensas, rajadas de vento e possibilidade de queda de granizo nessa região

Ciclone extratropical atinge Região Sul do país entre hoje e amanhã, diz Inmet | Fernando Frazão/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ligado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, alerta para a chegada iminente de um ciclone extratropical ao estado do Rio Grande do Sul. O fenômeno está previsto para se iniciar entre o final deste domingo (24) e a madrugada de segunda-feira (25). Durante o dia 25, o ciclone deve se intensificar sobre o Oceano Atlântico, próximo à costa gaúcha.

Na segunda-feira, a convergência de umidade relacionada à formação do ciclone, juntamente com a interação de ventos quentes e úmidos do norte e ventos mais frios do sul, resultará na formação de áreas de instabilidade em grande parte da Região Sul. O Inmet prevê chuvas intensas, rajadas de vento e possibilidade de queda de granizo nessa região.

A previsão é que ventos diretamente associados ao ciclone e à variação de pressão atmosférica intensifiquem as rajadas de vento, que podem ficar entre 80 km/h a 100 km/h, na faixa leste do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, entre a noite de segunda-feira e a manhã de terça-feira (26).

Durante a terça-feira, o ciclone ganhará ainda mais força, no entanto, em alto-mar. Com isso, o Inmet aponta que o tempo deve ficar ventoso na faixa leste de toda a Região Sul e também nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro.

“Enquanto o ciclone se desloca sobre o oceano, um sistema de alta pressão, com ar frio e seco, favorece a queda nas temperaturas, enquanto o sol volta a predominar em toda a Região Sul. Também neste dia, as temperaturas entram em declínio nos três estados do Sul, em Mato Grosso do Sul e leste da Região Sudeste”, informa o órgão.

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES