Ciclone traz risco de tempestades intensas no Sul do Brasil durante o Natal

Nessas áreas, também há possibilidade de chuva forte e rajadas de vento acima dos 70 km/h.

Ciclone extratropical atinge Região Sul nos próximos dias. | Reprodução Clima ao Vivo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) comunicou que entre esta sexta-feira (22) e o próximo domingo (24), áreas de instabilidade formadas pelo calor e a alta umidade, além da presença de perturbações no escoamento (cavados de ondas curtas em níveis médios da atmosfera) irão provocar temporais no centro-sul do Brasil. 

Segundo o instituto, o padrão antecede a formação de um ciclone extratropical e a passagem de uma frente fria entre o fim do domingo e o decorrer da segunda-feira (25) pela Região Sul do País. A partir da tarde e à noite de hoje (22), a instabilidade volta a ganhar força e provoca tempestades no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná. 

A previsão indica risco de chuva forte, ventos acima de 70 km/h e queda de granizo. Já neste sábado (23), as tempestades se concentram entre o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e em áreas da Região Sudeste. Nessas áreas, também há possibilidade de chuva forte e rajadas de vento acima dos 70 km/h.

O Inmet ainda ressaltou que a formação de um ciclone extratropical entre o Uruguai e o sul do Rio Grande do Sul se inicia no fim do domingo e, principalmente, na madrugada de segunda-feira. Ao longo deste dia, o sistema se intensifica sobre o Oceano Atlântico, na costa do gaucha. 

Pressão atmosférica e acumulado de chuva às 21h (horário de Brasília) de segunda-feira (25)./ Reprodução INMET

E NO NATAL?

No natal, segunda-feira (25), a convergência de umidade associada ao processo de formação deste sistema e os encontros de ventos quentes e úmidos de norte e mais frios de sul, dão origem a formação de áreas de instabilidade sobre grande parte da Região Sul, com previsão de chuvas intensas, rajadas de vento e queda de granizo.

Ventos diretamente associados ao ciclone e ao gradiente de pressão atmosférica (baixa pressão no oceano e entrada de alta pressão a oeste) intensificam as rajadas de vento que podem ficar entre 80 a 100 km/h, na faixa leste do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, entre a noite de segunda e a manhã de terça-feira (26).

 Rajadas de vento previstas pelo modelo Cosmo - (a) às 21h (horário de Brasília) de segunda-feira (25) e (b) às 06h (horário de Brasília) de terça-feira (26)./ Reprodução INMET

Ao longo da terça, o ciclone ganhará ainda mais força, contudo, estará em alto mar. Neste dia, na faixa leste de toda a Região Sul e também nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, o tempo fica ventoso.

Enquanto o ciclone se desloca sobre o oceano, um sistema de alta pressão, com ar frio e seco, favorece a queda nas temperaturas, enquanto o sol volta a predominar em toda a Região Sul. Também neste dia, as temperaturas entram em declínio nos três estados do Sul, em Mato Grosso do Sul e leste da Região Sudeste.

Declínio de temperatura - (a) às 21 horas (horário de Brasília) de segunda-feira (25) e (b) às 21 horas de terça-feira (26)./Reprodução INMET



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES