Cientistas apresentam primeira mulher com HIV 'possivelmente curada'

Resultado foi divulgado em Conferência sobre Retrovírus e Infecções Oportunistas, em Denver, nos Estados Unidos

Notícia de primeira possivelmente curada de HIV foi divulgada pelos cientistas | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Segundo a comunidade científica, uma americana, de 64 anos, portadora do HIV e que também tinha leucemia mieloiga aguda teria ficado livre do vírus por 14 meses. Isso logo depois de interromper o tratamento com medicamentos antirretrovirais. 

A notícia foi dada na terça-feira (15) na Conferência sobre Retrovírus e Infecções Oportunistas, em Denver, nos Estados Unidos. Portanto, a partir dessa constatação, a paciente seria a primeira mulher a se curar do vírus.

Pesquisadores chegaram a conclusão após estudos e testes- Agência Brasil

Possível cura

Segundo os pesquisadores, a possível cura teria acontecido depois da paciente receber um transplante sanguíneo de células-tronco para o tratamento de leucemia. Como em dois outros casos de sucesso anteriores, as células do doador transplantadas apresentavam uma mutação que as tornam resistentes à infecção pelo HIV.

A presidente eleita da Sociedade Internacional de AIDS, Sharon Lewin, disse em comunicado que "este é agora o terceiro relato de cura neste cenário, e o primeiro em uma mulher vivendo com HIV".

Comunidade cientifica divulga que mulher pode ser primeira curada do HIV- reprodução internet

Dados

O experimento com a americana faz parte de um estudo maior iderado pela Dra. Yvonne Bryson, da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), e pela Dra. Deborah Persaud, da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore.

A ideia é acompanhar 25 pessoas com HIV que se submetem a um transplante com células-tronco retiradas do sangue do cordão umbilical para o tratamento de câncer e outras doenças graves.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES