Cocaína envenenada que matou 24 na Argentina tinha anestésico de elefantes

O jornal afirma que a substância foi identificada tanto por peritos do laboratório da Promotoria de Munro quanto pelo laboratório da Polícia Científica de Buenos Aires.

cocaina | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Carfentanil, um opioide de uso veterinário que é utilizado para anestesiar elefantes, foi a substância misturada à cocaína que provocou 24 mortes na semana passada na Argentina, afirma a imprensa local, que teve acesso a relatos de peritos que analisaram a substância.

"O resultado de dois estudos de especialistas independentes chegaram à conclusão de que a substância utilizada para aumentar o cloridrato de cocaína, encontrada em várias amostras apreendidas no contexto dessas ações, é o carfentanil, um opioide extremamente forte cujos efeitos são 10 mil vezes mais fortes, ou mais forte que a heroína ou o fentanil", diz o "Clarín".

Jovem é atendido após passam mal (Foto: reprodução)

O jornal afirma que a substância foi identificada tanto por peritos do laboratório da Promotoria de Munro quanto pelo laboratório da Polícia Científica de Buenos Aires. A informação é corroborada pelo jornal "La Nación".

Inicialmente, a suspeita era de que a droga estivesse adulterada com a mistura de outro opioide, o fentanil. O carfentanil é tão perigoso que a DEA, a agência americana de combate às drogas, já publicou um comunicado orientando agentes a não manusearem drogas se desconfiarem que contêm essa substância. O manuseio inadequado do carfentanil tem consequências mortais, destaca a agência.

“A dose letal para carfentanil em humanos é desconhecida. No entanto, como observado, ele é aproximadamente 100 vezes mais potente que o fentanil, que pode ser fatal na faixa de 2 miligramas, dependendo da via de administração e de outros fatores”, detalha a DEA. --No total, 24 pessoas morreram ao consumir a cocaína misturada com a substância, e dezenas de outras foram internadas com sintomas graves de insuficiência respiratória.

Além disso, cerca de 200 pessoas compareceram a postos médicos com sintomas graves de intoxicação e centenas de outras fizeram contato com postos de saúde buscando informações sobre o assunto.

O traficante paraguaio Joaquín Aquino, conhecido como “El Paisa”, e apontado como o responsável pela distribuição da cocaína adulterada, foi preso e teve uma ordem de expulsão permanente do país emitida. Outras 12 pessoas, também envolvidas na distribuição e venda da cocaína, foram detidas.

Intoxicação

As primeiras mortes e internações pelo uso da droga adulterada aconteceram no dia 2 de fevereiro. Em poucas horas, os casos se multiplicaram em diversas regiões da província de Buenos Aires e as autoridades emitiram um alerta.

A origem da droga foi identificada como Puerta 8, uma zona conhecida de tráfico. A polícia apreendeu mais de 15 mil doses do lote, embalado em um plástico cor de rosa, o que teria evitado uma tragédia ainda maior, mas muitas já haviam sido distribuídas, a um valor unitário de 200 pesos (R$ 10).

Autoridades pediram que compradores jogassem fora pacotes da droga adquiridos recentemente e com aquelas características, mas ainda assim foram registrados pelo menos três casos de pessoas intoxicadas que voltaram a ser socorridas em hospitais porque consumiram novamente a droga, depois de terem recebido alta após um primeiro atendimento, segundo o ministro da Saúde de Buenos Aires, Nicolás Kreplak



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES