Com 31 mortes, estado de São Paulo decreta emergência para a dengue

O decreto permitirá nova alocação de recursos para o combate à doença, com o suporte do Ministério da Saúde

Com 31 mortes, estado de São Paulo decreta emergência para a dengue | Foto: Divulgação/Fiocruz
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo de São Paulo decretou estado de emergência para a dengue após o Centro de Operações Emergenciais (COE) recomendar a medida. A decisão foi motivada pelo alarmante número de 300 casos confirmados da doença para cada grupo de 100 mil habitantes nesta semana, conforme estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o limite para decretar emergência. 

📖 O QUE O DECRETO PERMITE?

Além de dar ainda maior visibilidade ao problema, o decreto permitirá nova alocação de recursos para o combate à doença, com o suporte do Ministério da Saúde. Mais compras de equipamentos e contratações poderão ser feitas para minimizar os impactos da doença. 

🦟 BRASIL ENFRENTA EPIDEMIA DE DENGUE

O Brasil enfrenta uma epidemia de dengue, com 1.017.278 casos prováveis da doença e 214 mortes confirmadas em 2024. No país a taxa de incidência já chega a 501 casos por 100 mil habitantes.

Segundo o Ministério da Saúde, 75% dos focos do Aedes aegypti, o mosquito que transmite a doença, estão dentro dos domicílios, e por isso o governo se concentra em campanhas educativas e visitas porta a porta de agentes de saúde.

SÃO PAULO JÁ REGISTROU 31 MORTES

O estado de São Paulo registrou, até a segunda (4), 31 mortes confirmadas pela doença. Há ainda outros 122 óbitos em investigação, segundo painel de monitoramento do governo estadual.

Os óbitos já confirmados ocorreram nas cidades de Bebedouro (1), Bariri (2), Bauru (1), Pederneiras (2), Bragança Paulista (1), Campinas (1), São Paulo (2), Franca (1), Restinga (1), Marília (3), Guarulhos (3), Suzano (1), Batatais (1), Ribeirão Preto (2), Serrana (1), Mauá (1), Parisi (1), Votuporanga (1), Pindamonhangaba (2), Taubaté (2) e Tremembé (1).

(Com informações da FolhaPress - Mônica Bergamo)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES