Brasil se mobiliza em Dia D de combate à dengue; faça a sua parte!

No Dia D de combate à dengue, todo o Brasil se mobiliza para erradicar os criadouros do mosquito transmissor.

Brasil já possui mais de um milhão de casos de dengue nos dois primeiros meses de 2024 | Marcelo Camargo/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Brasil inteiro promove, neste sábado (2), o Dia D de combate à dengue. Na última semana de fevereiro, o país atingiu mais de um milhão de casos. A mobilização visa principalmente à prevenção e propõe "10 minutos contra a dengue", para a erradicação dos criadouros do mosquito transmissor.

Leia Mais

Desde janeiro, foram registrados mais de um milhão de casos e 258 mortes pela doença, com mais 651 casos em investigação. Esse número representa mais da metade do total registrado ao longo de todo o ano de 2023 e ultrapassa os números de 2021, 2020, 2018 e 2017.

Quais ações serão realizadas?

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, explicou durante uma reunião do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), na última quarta-feira (28), que as ações estão focadas principalmente no controle dos locais propícios à proliferação do mosquito, incluindo visitas domiciliares por agentes de saúde. Além disso, destaca-se a importância da conscientização da população sobre os sinais de alerta da doença.

Esta iniciativa é liderada pelo Ministério da Saúde em parceria com as secretarias estaduais e municipais. Trindade enfatizou a necessidade da participação de todos os estados, mesmo aqueles que já realizaram ações de mobilização estadual contra o mosquito.

Casos de dengue no Brasil assustam

Até o dia 27 de fevereiro, seis estados brasileiros (AC, GO, MG, ES, RJ e SC) e o Distrito Federal haviam declarado estado de emergência em saúde pública devido à dengue. Em fevereiro, os recursos federais destinados para apoiar as unidades federativas no enfrentamento dessa emergência foram ampliados para 1,5 bilhão de reais.

A ministra da Saúde alertou que 2024 pode registrar o dobro de casos de dengue notificados em 2023. No ano passado, o total de casos foi de 1.658.816. De acordo com o último informe semanal do Ministério da Saúde sobre dengue, baseado em dados até 24 de fevereiro, o país registrou um aumento de 369% nos casos em comparação com o mesmo período do ano anterior, além de um aumento de 154% nos casos graves e de 31% nas mortes.

O governo federal atribui o aumento de casos às mudanças climáticas, à expansão da dengue para regiões anteriormente não afetadas pela doença e ao retorno da circulação de todos os sorotipos do vírus.

Dicas para evitar proliferação do mosquito da dengue

Existem várias medidas simples e eficazes para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, segundo indicação do Ministério da Saúde

  1. Eliminação de criadouros: Remova todos os recipientes que possam acumular água parada, como pneus velhos, vasos de plantas, garrafas vazias, recipientes plásticos e latas.

    Limpeza regular: Mantenha calhas limpas, remova folhas e detritos de ralos e canaletas, e escove os recipientes de água utilizados para animais de estimação.

    Tampação de reservatórios de água: Mantenha caixas d'água, poços e outros recipientes de armazenamento de água sempre tampados e vedados corretamente.



    Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

    Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

    Baixe nosso app no Android, clique neste link

    Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES