Com abstenção dos EUA, ONU aprova cessar-fogo imediato em Gaza

Resolução é a primeira a demandar, de forma direta e explícita, o fim das hostilidades entre Israel e Hamas

Com abstenção dos EUA, ONU aprova cessar-fogo imediato em Gaza | Imagem: Reprodução/UN Web TV
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou nesta segunda-feira (25) uma resolução que demanda um cessar-fogo imediato na guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas na Faixa de Gaza durante o Ramadã, período sagrado para os muçulmanos, que começou em 11 de março e deve terminar em 9 de abril. O texto foi proposto pelo grupo de dez membros não permanentes (Equador, Japão, Malta, Moçambique, Coreia do Sul, Serra Leoa, Eslovênia, Suíça, Argélia e Guiana). É a primeira vez que o órgão aprova uma resolução que fala em cessar-fogo imediato e a terceira em que dá aval a um texto que trata do conflito.

O QUE DIZ O TEXTO? O texto aprovado pede ainda a soltura imediata e incondicional dos reféns pelo Hamas e a garantia do acesso humanitário à região. O secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou em seu perfil no X que a resolução deve ser implementada. "O fracasso seria imperdoável", escreveu. Segundo autoridades palestinas, cerca de 32 mil pessoas, em sua maioria mulheres e crianças, foram mortas desde o início da guerra, em 7 de outubro.

SEIS MESES DE ESPERA: O representante palestino na ONU, Riyad Mansour, disse que a resolução é bem-vinda, mas destacou que o conselho demorou seis meses para demandar um cessar-fogo. "Isso deve ser um ponto de virada, isso deve levar a salvar vidas em campo. Isso deve sinalizar o fim dessas atrocidades contra nosso povo", disse.

Já o embaixador israelense, Gilad Erdan, afirmou que o texto "faz parecer como se a guerra tivesse começado sozinha". "Israel não começou essa guerra e não queria essa guerra." Ele afirmou que não há como recuperar os reféns sem uma operação militar, chamando de "contradição moral" o Conselho de Segurança demandar um cessar-fogo sem atrelá-lo à soltura das pessoas sob poder do Hamas. Ele disse ainda que a instância é enviesada contra Tel Aviv.

APROVAÇÃO APÓS FRACASSO: A aprovação ocorre após um fracasso de um texto semelhante proposto pelos EUA na última sexta (22), vetado por Rússia e China sob a justificativa de que ele não seria claro o suficiente sobre a necessidade de um cessar-fogo imediato. Os países também acusaram Washington de hipocrisia, por ter previamente vetado outras resoluções que pediam uma cessação das hostilidades.

ABSTENÇÃO DOS EUA: Na votação desta segunda, os americanos se abstiveram. Os demais 14 membros da instância máxima da ONU votaram favoravelmente. A resolução estava prevista para ser votada inicialmente no sábado, mas foi adiada para permitir negociações. O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, disse que o país gostaria de ter apoiado a resolução, mas teve que se abster porque o texto não faz uma condenação explícita dos atos cometidos pelo Hamas. Mesmo não tendo votado a favor, a abstenção americana é um forte gesto de distanciamento de Israel, até agora, Washington vinha bloqueando resoluções que pedissem cessar-fogo. Em resposta, Tel Aviv cancelou a visita de uma delegação do país aos Estados Unidos no final desta semana.

APOIO A ALIADO PASSA POR TURBULÊNCIA: O encontro entre o secretário de Estado americano, Antony Blinken, e o ministro de Defesa israelense, Yoav Gallant, previsto para a tarde desta segunda, está mantido, disse o porta-voz. O forte apoio americano ao seu maior aliado no Oriente Médio passa por um período turbulento diante das críticas às operações de Israel. Pressionado dentro e fora dos EUA, o presidente Joe Biden mudou seu discurso e passou a cobrar publicamente o primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu. Em conexão com a postura mais crítica ao aliado, Washington também implementou sanções contra colonos judeus na Cisjordânia associados a episódios de violência.

(Com informações da FolhaPress - Fernanda Parrin)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES