Estados Unidos apresentam na ONU proposta para 'cessar-fogo imediato' em Gaza

Segundo o secretário de Estado Antony Blinken, proposta está diretamente ligada à libertação de reféns sob poder do Hamas

Blinken anuncia ter apresentado proposta na ONU pedindo cessar-fogo | Imagem: Reprodução/TV Globo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante uma entrevista na Arábia Saudita, o secretário de Estado Antony Blinken anunciou que os Estados Unidos propuseram uma resolução no Conselho de Segurança da ONU solicitando um cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza. Segundo Blinken, a possibilidade de cessar-fogo imediato está ligada à liberação de reféns que estão sob poder do grupo terrorista Hamas. 

"Esperamos sinceramente que os países apoiem isso. Penso que isso enviaria uma mensagem forte, um sinal forte. Mas, claro, apoiamos Israel e o seu direito de se defender", afirmou durante a entrevista.

TRABALHO EM CONJUNTO COM EGITO E CATAR: O secretário afirmou que os Estados Unidos estão colaborando com Egito e Catar para negociar um acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas, visando à libertação de reféns. Blinken está atualmente em visita à Arábia Saudita para discutir a guerra entre Israel e o Hamas. Mais detalhes sobre a resolução apresentada pelos Estados Unidos ainda não foram divulgados. 

PLANEJAMENTO INICIOU EM FEVEREIRO: A discussão sobre a intenção dos Estados Unidos de apresentarem uma resolução no Conselho de Segurança da ONU propondo a interrupção do conflito no território palestino teve início em fevereiro. Apesar de serem aliados de Israel, os EUA vetaram resoluções anteriores sobre o conflito, incluindo um texto apresentado pelo Brasil em outubro de 2023.  

JOE BIDEN DEMONSTRA PREOCUPAÇÃO: Nas últimas semanas, houve uma mudança de tom por parte do governo norte-americano em relação ao conflito. O presidente Joe Biden expressou preocupação com o elevado número de civis mortos no território palestino. Em uma entrevista no início de março, Biden chegou a afirmar que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, está "prejudicando mais do que ajudando" Israel com sua postura na Faixa de Gaza. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES