Comer chocolate faz bem à saúde, revela pesquisa de universidade americana

A ingestão do chocolate previne câncer, alivia dores e reduz risco de AVC, uma vez que micro-organismos presentes no intestino fermentam o cacau e o transformam em anti-inflamatórios que protegem

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

É Páscoa e nesta época o consumo de chocolate aumenta consideravelmente. Como tudo em excesso, o abuso do chocolate pode fazer mal à saúde, mas seu consumo moderado traz inúmeros benefícios.

Uma pesquisa divulgada pela Sociedade Americana de Química, a pedido da Universidade de Louisiana revelou a razão pela qual o chocolate traz benefícios para a saúde.

De acordo com os pesquisadores, os micro-organismos presentes no intestino humano fermentam o cacau de forma a transformá-lo em anti-inflamatórios que mantêm a saúde do coração.

Alimentadas pelos compostos presentes no cacau, as bactérias metabolizam estes ingredientes em moléculas menores, mais facilmente absorvidas pelo corpo, a fim de diminuir a inflamação do tecido cardiovascular e reduzir o risco de derrames.

Outro importante benefício do chocolate é que ele favorece a prevenção do câncer de intestino, devido à presença de moléculas com efeito antioxidante, protegendo as células de degeneração causada pelo tumor.

Ele promove também a sensação de bem estar pelo aumento na produção de hormônios que promovem o relaxamento. O consumo adequado do chocolate amargo melhora o fluxo das artérias, beneficiando a saúde cardiovascular e diminuindo os níveis de LDL (colesterol ruim).

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal é que os médicos recomendem até 30 gramas do tipo amargo por dia, como auxiliar no tratamento das doenças cardiovasculares.

De acordo com o cardiologista e nutrólogo Daniel Magnoni, o uso contínuo do cacau pode amenizar os danos cerebrais pós AVC (Acidente Vascular Cerebral) protegendo as células nervosas. Durante a gestação, por exemplo, o cacau pode ser ingerido com orientação para reduzir o risco de pré-eclâmpsia.

“Estudos mostram que mulheres que fazem a ingestão de cacau por no mínimo cinco vezes na semana, têm 40% a menos de chances de desenvolver o problema.

Outros benefícios do cacau é que ele auxilia na prevenção de dores, pois tem efeito analgésico natural. Já no quesito beleza, o chocolate tem efeito hidratante e antioxidante, combatendo radicais livres e evitando a oxidação celular, prevenindo o envelhecimento”, esclarece Dr. Magnoni.

Quanto mais cacau mais saudável é o chocolate

Para o nutrólogo, quanto mais cacau o chocolate apresentar, maior será o seu poder antioxidante, que são responsáveis por desempenharem um papel importante na prevenção da oxidação do LDL colesterol, bem como na inibição de processos inflamatórios no organismo.

Além de impedir o acúmulo de gordura na parede dos vasos sanguíneos. Porém, o chocolate ao leite ou o branco não possuem estas propriedades.

"O chocolate branco não tem cacau e, além de ter pouca quantidade de cacau, ele possui muito mais gordura saturada e açúcar, que são responsáveis pelas doenças cardiovasculares, obesidade e diabetes. O chocolate ao leite é o mais popular, com alguma quantidade de cacau, leite e açúcar.

Temos ainda o chocolate meio amargo, com 40% a 55% de cacau, pouca quantidade de manteiga de cacau e açúcar. Já o chocolate amargo é o que tem mais cacau, entre 60% a 85%, menos açúcar e gordura. Portanto, o chocolate amargo é o que pode trazer mais benefícios para a saúde", finaliza Dr. Magnoni.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES