Comissão Interamericana de Direitos Humanos fez alerta ao Governo em maio

O órgão solicitou à Corte Internacional de Direitos Humanos (IDH) uma intervenção com medidas provisórias para “proteger os direitos à vida do povo Yanomami”

Dário Kopenawa, vice-presidente da Hutukara Associação Yanomami, em coletiva de imprensa | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por José Osmando de Araújo  

A Terra Indígena Yanomami, maior reserva indígena do Brasil, completou 30 anos de demarcação e homologação no dia 25 de Maio de 2022. Naquele momento, foi dado a conhecer um relatório lançado pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), alertando para “extrema gravidade e urgência” da situação em que essas populações se encontravam.  

O órgão solicitou à Corte Internacional de Direitos Humanos (IDH) uma intervenção com medidas provisórias para “proteger os direitos à vida do povo Yanomami”. Esses alertas foram imediatamente comunicados ao Governo brasileiro que, portanto, sabia tudo sobre o que estava acontecendo nessa importante reserva indígena do país. 

Indígenas do povo Yanomami em Roraima \ Foto: EPA / Ansa – Brasil

 

 GARIMPOS ILEGAIS 

O relatório apontava o aumento desenfreado de garimpos ilegais dentro do território onde vivem mais de 28 mil Yanomâmi,  agravando a destruição ambiental, fazendo crescer os casos de doença e violência, e mortes de integrantes da reserva, especialmente idosos e crianças. 

Com cerca de 10 milhões de hectares distribuídos no Amazonas e em Roraima, onde fica a maior parte, a Terra Yanomami tem 371 comunidades de difícil acesso espalhadas ao longo da densa floresta amazônica. 

DEVASTAÇÃO AMBIENTAL 

O povo Yanomâmi é considerado de recente contato com a população não-indígena. Além disso, na reserva há, ainda, indígenas isolados, sem contato ou influência externa. 

Embora as condições geográficas os tornem isolados, isso não impede o avanço acelerado do garimpo. Somente durante o ano de 2022, , a devastação ambiental cresceu 46%, o maior percentual histórico desde a demarcação. 

EXPLORAÇÃO ILEGAL 

 

A Terra Yanomami é alvo de garimpeiros que buscam ouro, cassiterita e outros minérios, produção que é colocada nas mãos das grandes mineradoras internacionais, em flagrante prejuízo para o Brasil.  Estima-se que atualmente há ao menos 20 mil garimpeiros explorando ilegalmente a região. Eles já são quase do mesmo tamanho da população Yanomami. 

POLUIÇÃO DOS RIOS 

A presença dos invasores causa desmatamento, provoca poluição dos rios e impacta diretamente na saúde dos Yanomâmi que vivem nas comunidades sem contar os constantes conflitos armados. Ano passado, em maio, garimpeiros abriram fogo contra a comunidade Palimiú, às margens do rio Uraricoera, umas das principais rotas usada pelos garimpeiros. 

Até hoje, a situação é de tensão.  Apesar dessa violência flagrante, os garimpeiros nunca saíram da reserva e as autoridades nunca demonstraram  preocupação em retirá-los. Ao contrário, promoveram severo enfraquecimento dos organismos de controle e fiscalização, e impuseram enorme dificuldade para que a imprensa pudesse ter acesso às reservas e testemunhasse o que estava se passando por lá. 

 Conforme relatório da Hutukara Associação Yanomami, divulgado em Abril do ano passado, apenas em 2022 a degradação causada pelo garimpo ilegal chegou à marca de 3.272 hectares, frente aos 2.234 hectares de 2020. 

Dário Kopenawa, vice-presidente da Hutukara Associação Yanomami, em coletiva de imprensa Foto: Elaine Menke/Câmara dos Deputados

ÁREA DESTRUÍDA 

Em quatro anos, de Outubro até o fim de 2021, a área destruída pelo garimpo clandestino quase dobrou de tamanho, ultrapassando os 3,2 mil hectares. Daí, o que se sucede agora, com essa fotografia da tragédia humana que se abate sobre os povos Yanomami, com mais de 570 crianças mortas em 4 anos e mais de 100 apenas durante 2022, não parece ser nenhuma surpresa. Trata-se de um hediondo genocídio oficializado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES