Concurso de beleza em SC é cancelado após acusações de transfobia

Juíza responsável pelo caso cancelou o resultado após uma acusação de transfobia entre os jurados.

Modelo Luiza Maciel Inácio acusa resultado de votação como ato transfóbico | Reprodução - Foto: Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No município de Ermo, em Santa Cataria, uma juíza suspendeu o resultado de um concurso de beleza ocorrido durante uma festa temática, após uma candidata transsexual ter acusado um dos jurados, um deputado estadual, de cometer um ato transfóbico. A defesa da modelo Luiza Maciel Inácio, afirmou publicamente que a intenção do recurso não era cancelar o concurso e sim rever as notas feitas pelo deputado estadual acusado, Jessé Lopes (PL-SC).

"O que pedimos foi a desconsideração das notas, jamais pedimos a anulação do concursoMas a juíza entendeu que seria melhor suspender o concurso todo. Nosso intuito nunca foi prejudicar candidata A, B ou C. Ela não tem nada contra as candidatas. Foi mérito", explica a defesa da candidata, o advogado Thauan Maia de Moraes. O concurso era para eleger a "Rainha" da Festa do Agricultor de Ermo.

O deputado estadual acusado de transfobia, que havia sido escolhido para ser um dos jurados do concurso, fez publicações em suas redes sociais, onde o mesmo expõe um discurso transfóbico disfarçado de opinião, usando imagens da garota. A publicação continha a seguinte frase: "que um homem biológico tiraria o lugar das mulheres de verdade no concurso e que a autora ganharia o título somente em nome da lacração esquerdista", afirma as provas mostradas pela defesa de Luiza.

Leia Mais

A juíza responsável pelo caso alegou que "a atuação do jurado Jessé Lopes prejudicou a parte autora". A magistrada concluiu em sua fala que o deputado usou em sua avaliação com Luiza, um "critério que, além de preconceituoso, não está incluso no Edital do Concurso".

O advogado da vítima também expõe que o município cometeu um erro em convidar um membro para ser jurado, sendo que "já havia se manifestado publicamente sobre a candidata" e pede para que a organização do evento seja responsabilizada. Na última quinta-feira (20), a Prefeitura publicou uma nota afirmando que o deputado havia sido convidado para se juntar a banca de jurados antes das publicações, e que "todos os meios jurídicos e cabíveis ao caso, estão sendo tomados pela Administração Municipal de Ermo".

"Frisa-se novamente, a Administração Municipal, manifesta que sempre assegurou à Candidata Impugnante os mesmos direitos e garantias das demais Candidatas, não procedendo, em nenhuma oportunidade, qualquer tipo de tratamento discriminatório ou diferenciado", conclui em nota.

Após o desenrolar das acusações, o deputado resolveu se pronunciar publicamente em seu Instagram, afirmando que sua avaliação foi dada "independente de eu concordar ou não com a participação de pessoas trans nesses concursos". Para ele, a candidata acabou sendo "prepotente" no pedido "ao se achar prejudicada por causa de um jurado, sendo que éramos em cinco".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES