Confira como funcionará o comércio neste final de semana em Teresina

No geral, continuam suspensas todas as atividades que promovam qualquer tipo de aglomeração.

y | set
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Apesar das flexibilizações nos horários de alguns setores, o próximo final de semana em Teresina, sábado (15) e domingo (16), contará com medidas restritivas de enfrentamento a Covid-19. Tanto o Governo do Estado quanto a Prefeitura de Teresina decidiram nos últimos dias prorrogar seus respectivos decretos.

No geral, continuam suspensas todas as atividades que promovam qualquer tipo de aglomeração, como eventos culturais, atividades esportivas e sociais, bem como o funcionamento de boates, casas de shows e quaisquer tipos de festas, em espaço público ou privado, em ambientes fechados ou abertos.

Apesar de flexibilizações, Teresina terá medidas contra a Covid-19 neste final de semana (Foto: Efrém Ribeiro)

Comércio

O comércio poderá funcionar neste sábado (15), por até nove horas diárias, devendo cada estabelecimento informar, em âmbito municipal, à Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (SAADs) de sua região, o seu horário de funcionamento, bem como afixar e divulgar em local visível e acessível,podendo inclusive utilizar as ferramentas de redes sociais para tanto, esse horário, e desde que não ultrapasse às 20:00 horas. No dia 16, fica permitido o funcionamento do comércio somente pelo sistema delivery ou drive-thru. 

Shoppings, bares e restaurantes

Bares e restaurantes podem funcionar até o sábado (15), até as 23h, sem a permissão de promoção/realização de festas, eventos, confraternizações, dança ou qualquer atividade que gere aglomeração, seja no estabelecimento, seja no seu entorno.

Os estabelecimentos podem funcionar com a utilização de som mecânico, instrumental ou apresentação de músico, desde que não gerem aglomeração. Os shopping centers somente das 12h às 22h do sábado (15), podendo ainda antecipar o início do horário de funcionamento para até as 10h, desde que respeitado o período máximo de 9 horas diárias de funcionamento.

Mercados e supermercados

O funcionamento dos mercados, supermercados, hipermercados, mercearias, padarias, mercadinhos e de produtos alimentícios deve ser encerrado às 23h, sendo proibido o ingresso de clientes no estabelecimento após este horário. É permitido o atendimento dos clientes que já se encontrarem no interior do estabelecimento até esse horário.

Templos religiosos

Templos, igrejas, centros espíritas e terreiros poderão funcionar com atividades presenciais, mas apenas com público limitado a 25% da sua capacidade, não podendo haver mais de uma celebração diária, que não pode ultrapassar 2h de duração.

Fiscalização 

A fiscalização das medidas determinadas no decreto serão feitas pelas vigilâncias sanitárias, com o apoio das Polícias Militar, Civil e Guarda Municipal. Podendo os órgãos envolvidos solicitar colaboração das Polícias Federal e Rodoviária Federal, além do Ministério Público Estadual.

Medidas de controle

O funcionamento de todos os estabelecimentos autorizados pelo decreto estão obrigados a cumprir todas as medidas para o controle de circulação e aglomeração de pessoas, sendo exigidos a observância e o cumprimento de regras como limitação de pessoas dentro do estabelecimento, utilização de máscaras e faixas de marcação assegurando o distanciamento e a disponibilização de álcool em gel, por exemplo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES