Confira dicas de como evitar golpes na hora de comprar um imóvel

. O mercado imobiliário, uma vez que envolve grandes transações financeiras, é um cenário perfeito para golpistas.

Reprodução | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma pesquisa feita pelo Grupo QuintoAndar este ano revela que ter um imóvel é o sonho de 87% dos brasileiros. As pessoas que estão prestes a atingir esse objetivo, no entanto, precisam estar atentas. O mercado imobiliário, uma vez que envolve grandes transações financeiras, é um cenário perfeito para golpistas.

O jornalista Arimatea Carvalho, apresentador do programa Banca de Sapateiro, da TV Jornal, conversou com o presidente do Sindicato da Habitação da Paraíba (Secovi-PB), Érico Feitosa, pra listar quais cuidados o consumidor deve ter para escolher um bom imóvel e ainda evitar cair em golpes como o de falsos corretores. 

Arimatea Carvalho entrevista Erico Feitosa (Foto: Raissa Morais)

Erico veio a Teresina para participar do III Workshop de Síndicos e Condomínios, evento que reúne síndicos e todos os demais profissionais que trabalham no segmento condominial. O evento acontece no Gran Hotel Arrey em Teresina. O presidente da Secovi-PB informou que comprar ou alugar um imóvel envolve diversos processos que exigem apuração da pessoa interessada.

“Procure um profissional habilitado, seja ele um corretor de imóveis ou uma empresa imobiliária. Dê preferência aos que possuem um ponto físico para você ter uma referência, pois pela internet fica um pouco mais difícil entrar em contato em caso de problemas”, contou.

Érico Feitosa, presidente da Secovi-PB (Foto: Raissa Morais)

Saber os dados do corretor também deixam o processo de comida ou aluguel mais seguro. Érico Feitosa orienta que os clientes podem pedir o número do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) do corretor ou o nome completo e pesquisar se ele tem o registro profissional ativo. 

No Piauí, a consulta é feita pelo site do Creci-PI. Também é possível verificar a situação de imobiliárias. Se o corretor com quem está negociando não quiser mostrar o registro dele, disser que venceu ou que não tem autorização para mostrar, é necessário ficar atento. Isso é exercício ilegal da profissão.

“Desconfie, peça a identificação e se estiver tudo bem, será emitida uma certidão de regularidade. Essa certidão de regularidade vai dizer se ele está apto para exercer. Em alguns casos, o erro na emissão da certidão não significa que há algum problema de ordem administrativa, pode ser uma parcela do Creci atrasada, o que pode ser confirmado no Creci da sua região ou em delegacias especializadas” explicou.

A internet também pode ser uma aliada na hora de acompanhar a avaliação de construtoras e imobiliárias. “Verifique se há reclamações sobre prazos de entrega ou outras questões pontuais e se ela tem uma imagem sólida e com boas avaliações”, disse.

Cuidado com os documentos

Golpistas conseguem deixar a documentação parecida com a original. Por isso, o próprio comprador ou um especialista deve ir até o cartório de registro de imóveis da região e pedir uma certidão atualizada da matrícula do imóvel. Esse documento mostra todo o histórico do imóvel, como quem foram os donos, por quais valores o imóvel foi vendido e as datas das negociações



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES