Conflito: Israel nega existência de acordo para cessar-fogo e reabrir fronteira

Nesta madrugada, agência de notícias Reuters havia informado que país havia concordado em suspender os ataques para permitir saída via Egito

Conflito: Israel nega existência de acordo para cessar-fogo e reabrir fronteira | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O escritório do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, refutou a existência de um acordo para uma trégua temporária em Gaza, destinada a possibilitar a evacuação de estrangeiros da região. A agência Reuters reportou, citando duas fontes de segurança egípcias, que Egito, Israel e Estados Unidos tinham chegado a um entendimento sobre um cessar-fogo e a reabertura da fronteira em Rafah.

"Atualmente, não há trégua e ajuda humanitária em Gaza em troca da retirada de estrangeiros", disse um comunicado do gabinete de Netanyahu.

Salama Marouf, chefe do departamento de comunicação do Hamas, afirmou não ter recebido comunicação alguma do Egito a respeito do plano de reabertura da fronteira. Conforme divulgado pela Reuters, o acordo estava programado para entrar em vigor às 9h no horário local (3h no horário de Brasília) desta segunda-feira (16). No entanto, fontes da agência em Al-Arish confirmaram que a fronteira permanecia fechada após esse horário.

A Reuters noticiou que o cessar-fogo seria acompanhado pela reabertura da passagem na fronteira de Rafah, no sul de Gaza, em direção à Península do Sinai, no Egito. Os três países tinham concordado em manter a fronteira egípcia com Rafah aberta até as 17h no horário local (11h, de Brasília). Até o momento, a Embaixada dos Estados Unidos em Israel não se pronunciou, conforme relatado pela agência. O acordo possibilitaria a saída de cidadãos estrangeiros de Gaza e a entrada de ajuda humanitária no território palestino.

BRASILEIROS NA FRONTEIRA

Um grupo de 19 brasileiros que está na cidade palestina de Rafah, ao sul da Faixa de Gaza, foi alocado no sábado (14) pela Embaixada do Brasil na Palestina em uma casa alugada na região. Outros 12 brasileiros estão em um prédio na cidade de Khan Younes, mais distante da fronteira com o Egito. Eles devem ser deslocados em direção a Rafah, posteriormente, quando houver sinalização de que poderão atravessar a fronteira com o Egito.

O governo brasileiro está organizando a evacuação das pessoas do território egípcio por meio de um avião de uso da Presidência da República. Esse avião foi despachado de Brasília para Roma e, na capital italiana, aguarda autorização para prosseguir para o Egito. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou uma conversa telefônica com o presidente egípcio Abdel Fattah al-Sissi, na qual Lula solicitou a abertura da fronteira e apoio para a retirada dos cidadãos brasileiros.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES